Gestores do centro comercial  solicitaram análise da possibilidade de restabelecer, com restrições, o funcionamento

Paula realiza videoconferência com direção do Shopping Pelotas

Gestores do centro comercial solicitaram análise da possibilidade de restabelecer, com restrições, o funcionamento
Por Autor desconhecido 22-04-2020 | 20:43:06
Tags: saúde, shopping, comércio, coronavírus, videoconferência com a prefeita, novo coronavírus, pandemia, solicitação de retomada, análise do pedido, consulta a pesquisadores

Duas horas após anunciar as novas medidas relacionadas a reabertura das lojas da cidade nesta quinta-feira (23), a prefeita Paula Mascarenhas participou de um reunião online com os membros do Shopping Pelotas. Os gestores do centro comercial pediram que a chefe do Poder Executivo municipal avalie a possibilidade de retomada das atividades no local a partir da adoção de regras de higiene e distanciamento, consideradas eficazes no controle à pandemia do novo coronavírus.

Prefeita explicou que ouve os pesquisadores da UFPel, para a tomada das decisões – Fotos: Michel Corvello

A prefeita abriu a videoconferência lembrando que os shoppings em todo o País foram os primeiros locais de compra e de grande circulação de pessoas que tiveram as atividades paralisadas após o aumento gradual de casos de Covid-19. Paula explicou que a decisão de reabrir as lojas do centro da cidade foi baseada em vários critérios, entre eles, a possibilidade das pessoas circularem em áreas abertas, ao ar livre, o que no shopping não é possível. "Eu entendo a preocupação de vocês e dos empreendedores, mas estou ouvindo pessoas que estão acompanhando o avanço da doença, como os pesquisadores da UFPel, para a tomada das decisões", ponderou.

Medidas adotadas pelo shopping

Durante a videoconferência, a prefeita questionou as medidas de proteção e higiene que podem ser adotadas pelo centro comercial em uma possível retomada das atividades. O grupo que administra o shopping disse já estar preparado em caso de sinalização da reabertura das lojas. Entre as medidas adotadas, estão a aquisição de estoque de álcool gel para ser utilizado pelas lojas, a retirada de bancos para impedir a permanência dos clientes nos corredores, instalação de uma área de desinfecção nas entradas, além de todos os trabalhadores terem máscaras e luvas à disposição.

A prefeita salientou que a quantidade de pessoas dentro do shopping, assim como deve acontecer nas lojas localizadas em outras áreas da cidade, precisaria ser controlada e normas de distanciamento adotadas na praça de alimentação. Segundo Paula a retomada das atividades precisa ser avaliada com calma e que pretende esperar a segunda etapa da pesquisa de monitoramento da expansão da Covid-19 no Estado, realizada pela UFPel, para tomar uma decisão. 

Ela encerrou a reunião com a promessa de ter uma resposta para o grupo até a próxima quinta-feira (30) quando também irá reavaliar a situação de Pelotas após a retomada, mesmo com restrições, do comércio. 

"O que eu mais quero é que a cidade volte ao normal o quanto antes, mas não pode ser a qualquer preço", concluiu a prefeita.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

Zooando na Escola leva educação ambiental para o estande da Prefeitura na Fenadoce

Zooando na Escola leva educação ambiental para o estande da Prefeitura na Fenadoce

Vigilância Sanitária e BM apreendem mais de 400 quilos de carne em Pelotas

Vigilância Sanitária e BM apreendem mais de 400 quilos de carne em Pelotas

Município emplaca cinco projetos no PAC Saúde

Município emplaca cinco projetos no PAC Saúde

Aumentam os casos de dengue em Pelotas

Aumentam os casos de dengue em Pelotas