ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Paula realiza videoconferência com direção do Shopping Pelotas

Gestores do centro comercial solicitaram análise da possibilidade de restabelecer, com restrições, o funcionamento

22-04-2020 | 20:43:06

Duas horas após anunciar as novas medidas relacionadas a reabertura das lojas da cidade nesta quinta-feira (23), a prefeita Paula Mascarenhas participou de um reunião online com os membros do Shopping Pelotas. Os gestores do centro comercial pediram que a chefe do Poder Executivo municipal avalie a possibilidade de retomada das atividades no local a partir da adoção de regras de higiene e distanciamento, consideradas eficazes no controle à pandemia do novo coronavírus.

Prefeita explicou que ouve os pesquisadores da UFPel, para a tomada das decisões – Fotos: Michel Corvello

A prefeita abriu a videoconferência lembrando que os shoppings em todo o País foram os primeiros locais de compra e de grande circulação de pessoas que tiveram as atividades paralisadas após o aumento gradual de casos de Covid-19. Paula explicou que a decisão de reabrir as lojas do centro da cidade foi baseada em vários critérios, entre eles, a possibilidade das pessoas circularem em áreas abertas, ao ar livre, o que no shopping não é possível. "Eu entendo a preocupação de vocês e dos empreendedores, mas estou ouvindo pessoas que estão acompanhando o avanço da doença, como os pesquisadores da UFPel, para a tomada das decisões", ponderou.

Medidas adotadas pelo shopping

Durante a videoconferência, a prefeita questionou as medidas de proteção e higiene que podem ser adotadas pelo centro comercial em uma possível retomada das atividades. O grupo que administra o shopping disse já estar preparado em caso de sinalização da reabertura das lojas. Entre as medidas adotadas, estão a aquisição de estoque de álcool gel para ser utilizado pelas lojas, a retirada de bancos para impedir a permanência dos clientes nos corredores, instalação de uma área de desinfecção nas entradas, além de todos os trabalhadores terem máscaras e luvas à disposição.

A prefeita salientou que a quantidade de pessoas dentro do shopping, assim como deve acontecer nas lojas localizadas em outras áreas da cidade, precisaria ser controlada e normas de distanciamento adotadas na praça de alimentação. Segundo Paula a retomada das atividades precisa ser avaliada com calma e que pretende esperar a segunda etapa da pesquisa de monitoramento da expansão da Covid-19 no Estado, realizada pela UFPel, para tomar uma decisão. 

Ela encerrou a reunião com a promessa de ter uma resposta para o grupo até a próxima quinta-feira (30) quando também irá reavaliar a situação de Pelotas após a retomada, mesmo com restrições, do comércio. 

"O que eu mais quero é que a cidade volte ao normal o quanto antes, mas não pode ser a qualquer preço", concluiu a prefeita.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

saúde, shopping, comércio, coronavírus, videoconferência com a prefeita, novo coronavírus, pandemia, solicitação de retomada, análise do pedido, consulta a pesquisadores

Carregando 0%
Carregando 0%