ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento, Turismo e Inovação

Paula discute turismo náutico com secretário estadual de Turismo

Gestores detalharam projetos para execução em parceria entre Município e Estado

Por César Soares 05-03-2024 | 15:18:33

A prefeita Paula Mascarenhas se reuniu, nesta segunda-feira (4), com o secretário estadual de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, para discutir a integração de Pelotas em projetos para a construção de uma rota de turismo náutico, incluindo Rio Grande e outras cidades da região. Júnior trouxe o convite para que Pelotas passe a integrar a Câmara Temática de Turismo Náutico proposta durante a reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Conforme o gestor, a ideia é que Pelotas e Rio Grande atuem em conjunto na construção de um roteiro de opções e atrativos para os cruzeiros que passam pela costa gaúcha, além dos que já atracam na cidade vizinha.

Reunião no Paço Municipal. Fotos: Michel Corvello. 

Conforme a prefeita, que também preside a Associação dos Municípios da Azonasul, a proposta da Câmara Temática está em sintonia com os projetos da região, em que se estuda a criação de uma agência de desenvolvimento regional e que o turismo é uma importante alternativa de crescimento para a zona sul.

"A grande novidade trazida pelo secretário, sobre consolidar a Câmara e fomentar o turismo náutico com a chegada de turistas pelo porto de Rio Grande, é um impulso tanto para empresários do setor quanto para a gestão pública. Essa cooperação pode acelerar o desenvolvimento regional, dada a riqueza e diversidade que nossa região oferece. Estamos entusiasmados em unir forças com Rio Grande nesta Câmara, representando e contribuindo com nossa região, na expectativa de tornar esse projeto uma realidade em breve", destacou Paula.

A Câmara Temática do Turismo Náutico será formalizada em encontros que devem ser agendados ainda para o mês de março. Este espaço de discussão foi criado durante a 9ª edição do Cosud, realizado no ano passado em São Paulo. O consórcio reúne os sete estados do sul e sudeste: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo que deliberam políticas públicas de interesse comum.   

Junto do secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, também acompanharam a reunião no paço Municipal a diretora de promoção do Turismo do Estado, Cláudia Mara Borges; o diretor adjunto de Qualificação da Setur, Henrique Leites; o coordenador de Assistência Técnica da pasta, Paulo Mantovani.

Tags

Turismo, Náutico, Pelotas, Rio Grande, Câmara Temática, Cosud, cruzeiros

Carregando 0%
Carregando 0%