ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Paula destaca relevância do serviço ao vistoriar Cras São Gonçalo

Centro de Referência recebe retoques finais da revitalização, feita com recursos próprios da Prefeitura. Espaço de atendimento foi ampliado

21-05-2020 | 14:49:05

No início da tarde desta quinta-feira (21), a prefeita Paula Mascarenhas esteve no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo – rua Dona Darcy Vargas, 212 –, para vistoriar as obras de requalificação e ampliação no local, e conversar com os servidores. Os funcionários realizam papel imprescindível, evidenciado pela necessidade de distanciamento social, em razão do novo coronavírus, que desencadeou aumento da procura pelos serviços da Secretaria de Assistência Social (SAS).

“A assistência social, para as camadas mais necessitadas da sociedade, é um dos trabalhos fundamentais desempenhados pelo Poder Público. Com a pandemia, fica mais clara, ainda, a importância do trabalho desempenhado por vocês”, ressaltou a prefeita aos trabalhadores.
Prefeita esteve, recentemente, nos Centros de Referência Três Vendas, Centro, Fragata e Areal – Fotos: Michel Corvello

Proteção

Nas mesas de atendimento, foram instaladas proteções de acrílico, e os servidores receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como jalecos, máscaras de pano e "face shield", fabricadas em PVC transparente. Na entrada, está disponível álcool em gel para os usuários. A prefeita Paula entregou uma remessa de máscaras, produzidas pelo projeto Máscaras Cuidativas, a fim de que sejam entregues aos usuários do Cras que cheguem ao local desprotegidos. 

Números

Em abril, foram 62 novos usuários cadastrados no Cras São Gonçalo. Antes da disseminação do vírus, a média de cestas básicas repassadas era de 70 por mês. Em abril, foram 332 unidades. São 4.064 famílias com registro no serviço. “A maioria que procura, com frequência, mora em comunidades próximas, o que facilita o acesso”, conta a coordenadora, Graciane Tavares. Na terça-feira (19) a equipe fez um mutirão na Balsa, com distribuição de alimentos e cadastro de cem famílias.

“Notamos um aumento de usuários do sexo masculino, que estão sem trabalhar por conta da pandemia, além de um retorno dos antigos, que não nos procuravam há um tempo, e voltaram a precisar de algum auxílio”, explicou a coordenadora.

Governo providenciou acrílico nas mesas, jalecos, e máscaras de pano e em PVC transparente – Fotos: Michel Corvello

A visita faz parte de um itinerário que vem sendo cumprido pela prefeita, com objetivo de percorrer todos os Centros de Referência da cidade. Paula esteve, nas últimas semanas, nos Cras Três Vendas, Centro, Fragata, Areal e São Gonçalo.

“O trabalho da Assistência Social é diário, atuamos na ponta, nas comunidades, e é muito importante para a equipe conversar diretamente com a prefeita, é um reconhecimento do que fazemos aqui”, disse Graciane. 

Revitalização

Com 1,9 mil metros quadrados de área revitalizada, o Cras São Gonçalo é o que possui o maior espaço físico no município. O local conta com biblioteca; salas de convivência; área multimídia; cozinha; refeitório; banheiros; cômodo com espelho, própria para oficinas de dança, aulas de ritmo e teatro; e setor exclusivo para atendimento do Cadastro Único. Na parte da frente, funciona o Espaço da Juventude, que desenvolve atividades ligadas ao eixo de prevenção à violência do Programa Pacto Pelotas Pela Paz.

Foram investidos R$ 350 mil, de recursos próprios da Prefeitura, mais R$ 100 mil de financiamento do governo federal, para a revitalização e aquisição de mobiliário. Instalações elétrica e de internet, telefonia e videomonitoramento integram o conjunto de melhorias. No momento, são feitos os ajustes finais, e a obra deverá ser concluída em breve.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel.

Tags

cras são gonçalo, inspeção, visita, prefeita paula mascarenhas, retoques finais na revitalização, requalificação e ampliação, centro de referência, investimento em proteção, pandemia, aumento da procura

Carregando 0%
Carregando 0%