ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Paula compartilha Pacto Pelotas pela Paz em live internacional

Prefeita foi a única governante brasileira no encontro on-line, que reuniu cerca de 120 representantes de diferentes países e teve relatos de planos de ação na área de segurança

25-06-2020 | 17:39:47

A pandemia causada pelo novo coronavírus e a preservação da segurança das populações em diferentes lugares do mundo, estiveram na agenda de trabalho de representantes de administrações públicas de cerca de 120 países, na manhã desta quinta-feira (25). A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, foi a única gestora municipal brasileira a participar da live "Aprendendo com as experiências", promovida pela Union of Cities and Local Governments (UCLG) e pelo programa ONU-HABITAT, das Nações Unidas.

O webinar foi aberto pela secretária-geral da UCLG, Emília Saiz, que destacou a importância da troca de experiências entre os gestores de cidades consideradas "seguras", ou seja, que têm planos de enfrentamento à violência e de recuperação social pós-pandemia.

"O impacto das medidas para coibir a Covid-19, entre elas o isolamento social, o confinamento, a perda de renda, podem afetar em especial certos grupos, como as mulheres e as crianças. Há também o registro do aumento da violência pública, resultando em brutalidade policial. Por isso a troca de ideias, de iniciativas relacionadas a ações positivas realizadas em diferentes locais do mundo podem ser uma 'janela' para o trabalho pela vida nas nossas cidades", explanou Emília.

Durante quase duas horas de conferência, gestores de cidades localizadas no continente americano destacaram falaram sobre ações preventivas à violência adotadas antes mesmo da pandemia. Entre os testemunhos - a preparação das equipes policiais para atendimento de casos de violência doméstica e o fortalecimento de programas capazes de apoiar o desenvolvimento econômico feminino com a abertura de oportunidades de empreendedorismo de mulheres chefes de família.

Prefeita de Pelotas compartilhou com gestores de cidades de diferentes países o trabalho realizado pelo Pacto Pelotas pela Paz - Fotos: Rodrigo Chagas

A experiência pelotense

Como integrante da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e referência no trabalho de enfrentamento à violência, Paula Mascarenhas foi convidada a compartilhar as iniciativas implantadas no município, através do programa Pacto Pelotas pela Paz.

Em francês, a prefeita de Pelotas, sintetizou as ações que norteiam a iniciativa, entre elas, o cuidado com a infância e a juventude, o fortalecimento dos vínculos familiares e a presença pacífica e integrada da força policial. A gestora municipal lembrou que a união dos órgãos de segurança tem resultado na queda dos índices de criminalidade, além de aumentar a confiança da população no trabalho do poder público pelo futuro da cidade. 

"É possível ter um plano de segurança que reconheça a capacidade humana de transformação. Para isso, precisamos de governos que possam investir em esforços de solidariedade coletiva", salientou Paula, que teve a afirmação repercutida nas redes sociais do organização internacional.

Ao encerrar a participação no evento, Paula não escondeu a satisfação em falar no Pacto Pelotas pela Paz como um exemplo de "cuidado" com a vida de quem mora no município, principalmente em tempos de pandemia. "Estou feliz em trocar de experiências, em ouvir relatos de gestores que trabalham por cidades mais humanas, mais cidadãs e pelo Pacto Pelotas pela Paz nos incluir nesse contexto mundial de prevenção", avaliou.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel. 

Tags

Pacto Pelotas pela Paz, Webnar, segurança, municípios, violência, ONU, experiências, ações, mulheres

Carregando 0%
Carregando 0%