Prefeita foi a única governante brasileira no encontro on-line, que reuniu cerca de 120 representantes de diferentes países e teve relatos de planos de ação na área de segurança

Paula compartilha Pacto Pelotas pela Paz em live internacional

Prefeita foi a única governante brasileira no encontro on-line, que reuniu cerca de 120 representantes de diferentes países e teve relatos de planos de ação na área de segurança
Por Autor desconhecido 25-06-2020 | 17:39:47
Tags: Pacto Pelotas pela Paz , Webnar , segurança , municípios , violência , ONU , experiências , ações , mulheres

A pandemia causada pelo novo coronavírus e a preservação da segurança das populações em diferentes lugares do mundo, estiveram na agenda de trabalho de representantes de administrações públicas de cerca de 120 países, na manhã desta quinta-feira (25). A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, foi a única gestora municipal brasileira a participar da live "Aprendendo com as experiências", promovida pela Union of Cities and Local Governments (UCLG) e pelo programa ONU-HABITAT, das Nações Unidas.

O webinar foi aberto pela secretária-geral da UCLG, Emília Saiz, que destacou a importância da troca de experiências entre os gestores de cidades consideradas "seguras", ou seja, que têm planos de enfrentamento à violência e de recuperação social pós-pandemia.

"O impacto das medidas para coibir a Covid-19, entre elas o isolamento social, o confinamento, a perda de renda, podem afetar em especial certos grupos, como as mulheres e as crianças. Há também o registro do aumento da violência pública, resultando em brutalidade policial. Por isso a troca de ideias, de iniciativas relacionadas a ações positivas realizadas em diferentes locais do mundo podem ser uma 'janela' para o trabalho pela vida nas nossas cidades", explanou Emília.

Durante quase duas horas de conferência, gestores de cidades localizadas no continente americano destacaram falaram sobre ações preventivas à violência adotadas antes mesmo da pandemia. Entre os testemunhos - a preparação das equipes policiais para atendimento de casos de violência doméstica e o fortalecimento de programas capazes de apoiar o desenvolvimento econômico feminino com a abertura de oportunidades de empreendedorismo de mulheres chefes de família.

Prefeita de Pelotas compartilhou com gestores de cidades de diferentes países o trabalho realizado pelo Pacto Pelotas pela Paz - Fotos: Rodrigo Chagas

A experiência pelotense

Como integrante da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e referência no trabalho de enfrentamento à violência, Paula Mascarenhas foi convidada a compartilhar as iniciativas implantadas no município, através do programa Pacto Pelotas pela Paz.

Em francês, a prefeita de Pelotas, sintetizou as ações que norteiam a iniciativa, entre elas, o cuidado com a infância e a juventude, o fortalecimento dos vínculos familiares e a presença pacífica e integrada da força policial. A gestora municipal lembrou que a união dos órgãos de segurança tem resultado na queda dos índices de criminalidade, além de aumentar a confiança da população no trabalho do poder público pelo futuro da cidade. 

"É possível ter um plano de segurança que reconheça a capacidade humana de transformação. Para isso, precisamos de governos que possam investir em esforços de solidariedade coletiva", salientou Paula, que teve a afirmação repercutida nas redes sociais do organização internacional.

Ao encerrar a participação no evento, Paula não escondeu a satisfação em falar no Pacto Pelotas pela Paz como um exemplo de "cuidado" com a vida de quem mora no município, principalmente em tempos de pandemia. "Estou feliz em trocar de experiências, em ouvir relatos de gestores que trabalham por cidades mais humanas, mais cidadãs e pelo Pacto Pelotas pela Paz nos incluir nesse contexto mundial de prevenção", avaliou.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel. 

Notícias Relacionadas

Prefeitura dá voz à comunidade do Balneário dos Prazeres

Prefeitura dá voz à comunidade do Balneário dos Prazeres

Prefeitura no Bairro começa pelo Balneário dos Prazeres

Prefeitura no Bairro começa pelo Balneário dos Prazeres

Prefeito recebe convites para eventos da safra do pêssego

Prefeito recebe convites para eventos da safra do pêssego

Prefeito recebe cadeia produtiva do pêssego

Prefeito recebe cadeia produtiva do pêssego