ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Transporte e Trânsito

Paula anuncia alternativa para evitar greve do transporte coletivo

Antecipação do reajuste da tarifa, exclusivamente para pagamentos em dinheiro, pode ser uma alternativa para chegar ao entendimento entre as partes e evitar a paralisação

Por Ascom 20-03-2024 | 15:46:46

A fim de evitar a paralisação do transporte coletivo de Pelotas, a prefeita Paula Mascarenhas anunciou, nesta quarta-feira (20), em live nas redes sociais, uma alternativa para o impasse entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pelotas e Região (STTRP) e o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTPC). Para possibilitar o entendimento entre as partes e impedir a greve, o Município irá propor a antecipação do reajuste da tarifa, de R$ 5,00 para R$ 6,00, exclusivamente para os pagamentos realizados em dinheiro. As demais modalidades de pagamento, como pix, cartões Prati e cartões de crédito e débito seguem sem alteração. Os estudantes continuam a pagar 50% da tarifa.

Alternativa pode representar um entendimento entre o Consórcio e o Sindicato. Foto: Michel Corvello

O reajuste tarifário, que já havia sido anunciado para vigorar a partir de 1º de junho, é uma tentativa de desestimular o pagamento com dinheiro. Paula anunciou que a proposta pode ser antecipada para abril, com a condição que a medida represente o acordo definitivo entre as partes e evite a paralisação do transporte coletivo.

“A gente sabe o quanto uma greve de transporte pode impactar negativamente na vida das pessoas. Diante dessa possibilidade clara de paralisação e da provocação que nos foi feita pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), pensamos que a antecipação do reajuste, para o pagamento da passagem em dinheiro, pode ser uma alternativa importante para resolver o problema. Até o momento, essa é apenas uma contribuição encontrada pelo Município para buscar o entendimento e evitar transtornos para o usuário. A antecipação somente será anunciada depois que ambas as partes assinarem o termo de acordo e nós tivermos a certeza que não haverá greve”, explicou a chefe do Executivo.

O secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, esclarece que a redução do número de pagantes em dinheiro pode representar, além de mais segurança no transporte coletivo, uma possibilidade de entendimento entre o Consórcio e o Sindicato.

“Dentro do processo de redução da presença de dinheiro dentro do ônibus, que levou, inclusive, à redução drástica do número de assaltos ao transporte coletivo, nós já tínhamos estipulado o prazo de reajuste em tarifas pagas em dinheiro para junho. Como o TRT solicitou que nós estudássemos essa alternativa, pois ela poderia representar um espaço de negociação entre as partes, identificamos a viabilidade da antecipação, considerando o baixo número de pagantes dessa modalidade e a possibilidade de, assim, evitar a greve do transporte coletivo”, afirmou Flávio.

Nova audiência de mediação entre as partes, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), está marcada para a sexta-feira (22), quando a proposta de antecipação do reajuste será apresentada pelo Município.

Assista a live na íntegra

https://fb.watch/qWVLIK7Uay/

Tags

Transporte Coletivo, Reajuste, Greve, Anúncio, LIVE

Carregando 0%
Carregando 0%