ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Paula acompanha capacitação de professores para a educação empreendedora

Cerca de 80 professores da rede municipal de ensino já foram capacitados dentro da parceria com o Sebrae

14-09-2019 | 23:05:07

Neste sábado (14), a prefeita Paula Mascarenhas acompanhou mais uma edição do curso de capacitação Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), com o Sebrae. A ideia é preparar os educadores da rede pública para desenvolver, com seus alunos, atividades que fomentem a capacidade empreendedora e estimulem o espírito de liderança em crianças, jovens e adultos, tornando-os protagonistas da própria vida.

Prefeita conversou com os professores e ouviu suas experiências - Fotos: Gustavo Vara

Desde 2017, cerca de 80 professores de 18 escolas municipais participaram do Jepp, alcançando mais de 2.750 estudantes das zonas urbana e rural de Pelotas. “O mundo está mudando e nossas crianças e jovens precisam estar prontos para enfrentar essa nova realidade. Eles precisam ter atitude e iniciativa, e o Jepp dá essas ferramentas, sendo que os professores são os facilitadores dessa mudança”, disse a prefeita, parabenizando os educadores pelo interesse em participar do curso e lembrando que o programa integra a estratégia Escola da Paz, do Pacto Pelotas pela Paz.

“A educação empreendedora transforma a vida dos alunos porque apresenta novas perspectivas e desperta um olhar diferenciado para o mundo. Mostra que eles são capazes de encontrar caminhos e tornarem-se independentes, inovando e construindo o próprio futuro”, reforçou Paula.

Segundo a supervisora de ensino da Smed, Sibele Mirapalhete, a metodologia do programa inclui a passagem do professor pelas mesmas situações que serão propostas aos alunos, o que resulta em aulas mais atrativas e motivadoras para o aprendizado. “Os professores sentem na pele a sensação vivenciada pelos estudantes ao tentar colocar em prática as ações previstas e isso cria um elo muito forte. Eles se tornam capazes de dar suporte ao alunos, pois sabem exatamente o passo a passo da prática”, pontuou.

Caso da professora do quinto ano da escola municipal Saldanha da Gama, no Bom Jesus, Marília Nascimento. Ela e as colegas de grupo precisaram vencer a timidez e vender os doces produzidos durante a capacitação, uma das atividades propostas pela consultora do Sebrae, Josemary Almeida. “Foi preciso vencer a vergonha e a frustração quando ouvíamos um não. Foi difícil, mas mostrou como eles (os estudantes) vão se sentir ao serem desafiados a empreender, a encontrar soluções aos problemas que vamos apresentar, e isso nos fortalece para ajudá-los”, avaliou.   

Leia mais

Pacto Pelotas pela Paz estimula alunos da EJA ao empreendedorismo

Escolas da rede ganham selo pelo fomento da cultura empreendedora

Tags

educação, empreendedorismo, sebrae, jovens empreendedores, jepp, smed

Carregando 0%
Carregando 0%