ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Pacto pela Paz: fortalecimento de vínculos é aliado durante pandemia

Programa ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros - foi reestruturado para continuar atendendo as famílias mesmo a distância. Iniciativa visa prevenir a violência nos lares pelotenses

13-04-2020 | 19:11:08

Com o atual cenário de pandemia vivenciado na cidade e, consequentemente, a suspensão das aulas na rede municipal, muitas famílias se depararam com uma rotina diferente em casa. Para tornar o dia a dia mais leve, divertido e harmonioso, o programa ACT – Criando Crianças em Ambientes Seguros, do Pacto Pelotas pela Paz, reestruturou suas atividades para seguir atendendo os participantes, apesar da distância. 

Fotos: Divulgação

Como a metodologia do programa consiste em fortalecer os vínculos familiares e laços afetivos, a fim de prevenir a violência, pais e demais cuidadores recebem semanalmente orientações sobre brincadeiras, jogos, dinâmicas e tarefas que podem ser desenvolvidas com as crianças, visando à aproximação dos integrantes da família. Tantos as turmas que já passaram pelo ACT – cerca de 330 – quanto as novas, com início em março, recebem a supervisão.

“Sugerimos sempre atividades com materiais que eles tenham em casa e jogos possíveis de serem planejados. É um momento muito importante para fortalecer a união das famílias e possibilitar que as crianças não fiquem ociosas”, explica a coordenadora do programa, Alicéia Ceciliano.

Sugestões de brincadeiras que estimulem as habilidades psicomotoras e atividades pedagógicas, como jogo da memória, são dadas pelos facilitadores – responsáveis pela aplicação do programa – às famílias. Contar histórias, de acordo com a coordenadora, também é incentivada pelo ACT, servindo como mais uma oportunidade para interação de pais e filhos. “Não é um momento fácil, mas acredito que, na volta das atividades à normalidade, as famílias estarão mais unidas, considerando essa rotina com os filhos e o suporte da nossa equipe”, salienta a coordenadora.

Campanha de alimentos

O programa também mobiliza, desde março, uma campanha para arrecadar alimentos destinados às famílias mais vulneráveis que participam do ACT. Quem quiser colaborar pode entregar os mantimentos no posto Paulo Moreira, da avenida Bento Gonçalves – parceiro da campanha, através do gerente Michael Crecco.

Foto: Divulgação

O que é o ACT?

Pelotas é a primeira cidade do mundo a implantar o ACT como política pública, ou seja, a adotar o programa em seus serviços públicos municipais de Educação, Saúde e Assistência Social. A iniciativa busca orientar pais, mães, avós e demais cuidadores para uma educação distante da violência, alicerçada no fortalecimento de vínculos e na consolidação de relacionamentos mais saudáveis. 

O principal propósito é prevenir a violência nos lares pelotenses e construir uma cidade mais humana e harmoniosa, com menos criminalidade. Aprender sobre o desenvolvimento infantil, disciplina e limites, técnicas para lidar com a raiva e estilos parentais também estão no cronograma da metodologia.

Tags

act, vínculos, programa, política pública, atividades a distância, jogos, pacto pelotas pela paz

Carregando 0%
Carregando 0%