ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Pacto é tema de debate sobre segurança na Bahia

Secretário Aldo Bruno Ferreira vai mostrar os dados atualizados do projeto, como a queda de 19% de crimes violentos

18-10-2018 | 10:27:44

      O Pacto Pelotas pela Paz continua atraindo a atenção de outras cidades brasileiras. Depois de Caxias do Sul, Niterói e Brasília, o projeto de combate à violência do Poder Público, e seus resultados, será apresentado na próxima sexta-feira (19), no Ministério Público da Bahia, pelo secretário de Segurança, Aldo Bruno Ferreira. O município já registra 30 dias sem ocorrências de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios, feminicídios e latrocínios.

      A fala do secretário integra o XIII Ciclo de Debates em Segurança Pública e Defesa Social, que busca abordar as questões fundamentais da área. O evento contará ainda com a presença da gerência de segurança do consulado britânico no Rio de Janeiro, promotores de justiça do estado anfitrião, professores da Universidade de São Paulo (USP), e consultoria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

      Entre os dados atualizados que serão apresentados está a diminuição de 19% nos CVLI até o dia 16 de outubro, última terça-feira, no comparativo do ano com 2017, conforme levantamento do Observatório de Segurança Pública de Pelotas. Em 2018 foram registrados 73 crimes violentos, 66 homicídios, quatro latrocínios e três feminicídios.

      O convite para levar a iniciativa à Região Nordeste surgiu durante o 12º encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizado em agosto na capital federal. Na oportunidade, Ferreira explicou a pesquisa de vitimização que deu origem ao Pacto, as taxas mensais dos CVLI, os eixos de atuação e os projetos integrados de prevenção e repressão, que envolvem as forças de segurança, setores público e privado, e a sociedade civil, o que despertou o interesse de representantes baianos que acompanharam a fala.

Confira a programação:

Tags

pacto pelotas pela paz, segurança, bahia, ministério público

Carregando 0%
Carregando 0%