ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Orquestra Estudantil Municipal ensaia com especialista do Ceará

Professora de violino, Liu Man Ying veio a Pelotas apresentar metodologias de ensino coletivo de cordas

26-09-2018 | 18:52:46

      Olhares atentos, sorrisos entusiasmados e instrumentos a postos. Assim estavam os alunos da Orquestra Estudantil Municipal na tarde desta quarta-feira (26), na Escola João XXIII, com a presença da professora de violino da Universidade Federal do Ceará (UFC), Liu Man Ying, que veio a Pelotas para apresentar metodologias de ensino coletivo de cordas. 

Fotos: Luiza Meirelles

      Um dos componentes do projeto, Maitã Mendes, de 13 anos, vê na oportunidade uma forma de seguir na trajetória da arte.

“A música ajuda para que eu me concentre melhor nas aulas. Gosto muito de participar e quero continuar aprendendo porque sempre fui apaixonado por música, assim como minha família”, disse Maitã, que toca violino e flauta.  

      Formada em maio deste ano e sob a responsabilidade da professora Lys Ferreira, a Orquestra é formada por 25 alunos da rede municipal de ensino, que aprendem tanto a parte teórica – de instrumentos como violino, viola, flauta, violoncelo e piano – como a prática. Nesta quarta, puderem observar, ensaiar e aprender com o trabalho de referência executado por Liu que, atualmente, é professora-adjunta de violino e viola do Instituto de Cultura e Artes da UFC.

“Mais do que nunca, é necessário que se invista em música dentro das escolas porque isso significa trabalhar com disciplina, atenção, cooperação mútua e estimular o aprendizado coletivo, onde um ajuda o outro”, garantiu Liu. 

      A professora afirma que, através de iniciativas como esta na rede pública, é possível atingir uma gama de jovens muito mais amplificada. “Sabemos que quando alguém se apaixona pela música, vai querer crescer nessa direção”, concluiu.  

Fotos: Daiane dos Santos

      O curso da professora em Pelotas foi viabilizado pela extensão do curso de bacharelado em Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Acompanharam também a atividade desta tarde componentes da Orquestra Estudantil Areal e integrantes da Universidade que participam das oficinas de Liu, desde terça até esta quinta-feira (27).

Iniciativa  

      Idealizador da vinda de Liu à cidade, o professor de violino da UFPel, Tiago Ribas, apontou as vantagens que a metodologia apresentada pela docente traz, entre elas a possibilidade de ensinar muitas pessoas ao mesmo tempo, incentivar a socialização, a disciplina, e o desenvolvimento da autoestima e da expressividade.

      Neste sentido, Ribas adianta que iniciará em Pelotas, a partir de novembro, um projeto-piloto voltado ao ensino coletivo de cordas totalmente gratuito e aberto para a comunidade em geral. Com duração estimada de um mês, crianças, jovens e adultos podem inscrever-se para as aulas de violino, viola e violoncelo, desde que tenham mais de 13 anos e possuam o próprio instrumento. A expectativa é de que no próximo ano também seja disponibilizada oficina de contrabaixo.  

      Em breve, um processo online será divulgado para as inscrições. Enquanto isso, o professor orienta que os interessados comuniquem ao Conservatório de Música da UFPel, pessoalmente ou via ligação, informando nome, e-mail, telefone para contato e instrumento; as vagas são limitadas. O Conservatório atende no número 3222-2562.  

Tags

orquestra estudantil municipal, violino, violoncelo, música, arte

Carregando 0%
Carregando 0%