ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Operações Integradas se tornam permanentes para enfrentar Covid-19

Ações serão todas as noites, até a próxima semana. Operação Máscara é Vida termina sábado (5)

03-12-2020 | 12:21:54

Para fazer cumprir as novas medidas de enfrentamento ao coronavírus, inclusive as regras reeditadas no Decreto Municipal 6.345/2020, as forças de segurança de Pelotas, que já fazem parte da tradicional Operação Integrada do Pacto Pelotas pela Paz, manterão ações noturnas em diferentes pontos da cidade até o fim de semana. Fiscalizações em estabelecimentos comerciais, monitoramento do uso da máscara e controle de possíveis aglomerações são o foco das ações ostensivas de enfrentamento à pandemia.

Segundo o cronograma montado durante encontro virtual entre os representantes das forças de segurança – secretarias municipais de Segurança Pública (SSP) e de Transporte e Trânsito (STT), Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros –, as operações previstas para ocorrerem todas as noites, até sábado (5), realizarão rondas, preferencialmente em restaurantes, bares, lanchonetes e comércios de bebidas alcoólicas. A finalidade é o fechamento no horário estipulado no último decreto: às 19hs.

Agentes monitoram possíveis aglomerações e fazem rondas focadas nas atividades de bares, restaurantes e comércios de bebidas Foto: Ascom/Arquivo
"Estaremos orientando, principalmente, os estabelecimentos comerciais, porque mudaram várias normas nos últimos dias com os decretos do Estado e do Município. Então, fiscalizamos para ver se estão se adequando a estas novas normas", explica o secretário de Segurança Pública, Samuel Ongaratto, destacando que também serão monitoradas aglomerações e o não uso da máscara.

Conheça o trabalho ostensivo

Na sexta-feira (4) e no sábado (5), também à noite, as operações contarão com patrulhas fixas no Laranjal e na avenida Bento Gonçalves, além de comboios itinerantes.

No domingo (6), a Operação Integrada ganha reforço de uma blitz, no início da tarde, na avenida Adolfo Fetter, em direção à praia. A ação será voltada à fiscalização de trânsito e orientação para controle e prevenção ao coronavírus. No Laranjal, equipes das forças policiais orientarão as pessoas com o fim de evitar a permanência no local. Ainda serão realizados patrulhamentos em outros pontos da cidade, como na avenida Duque de Caxias.

Ações noturnas sistemáticas

"Ainda não houve uma redução de pessoas nas ruas como esperamos. Muitas estão se informando somente agora sobre a proibição em permanecer nos espaços públicos. No último fim de semana, constatamos a pouca informação, já que o decreto era recente. Mas agora iremos intensificar a nossa presença nos locais de lazer e orientar quem ainda tiver dúvidas sobre a determinação", ressalta Ongaratto.

As ações noturnas sistemáticas, informa o gestor da pasta, se estendem até a próxima semana. Sempre a partir das 20h, um comboio deverá percorrer diferentes pontos do município. Além de monitorar possíveis aglomerações, as rondas focam nas atividades de bares, restaurantes e comércios de bebidas.

Veja mais

+ Prefeitura publica Decreto com medidas restritivas no Município

Operação Máscara é Vida

Os agentes, liderados pelo comando da Guarda Municipal, abordaram, até agora, cerca de mil pessoas nos bairros e no centro da cidade para orientar sobre a obrigatoriedade do uso da máscara facial. A operação Máscara é Vida já distribuiu 600 máscaras em localidades dos bairros Três Vendas, Fragata e região central, e se estende até sábado (5).

Iniciada no dia 24 de novembro, aplicou aproximadamente 90 autuações por descumprimento da Lei nº 6.819/2020 – Lei da Máscara –, que obriga o uso da proteção facial e proíbe a participação e promoção de aglomerações. Dependendo da gravidade da infração, a multa pode variar entre R$ 117,69 a R$ 1.176,00.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Tags

saúde, coronavírus, fiscalizações, operação, segurança, máscara, aglomeração, Covid-19

Carregando 0%
Carregando 0%