Objetivo das ações é prioritariamente preventivo. Orientação sobre a lei da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços coletivos foi repassada à população

Operação Saúde Para Todos tem nova edição neste domingo

Objetivo das ações é prioritariamente preventivo. Orientação sobre a lei da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços coletivos foi repassada à população
Por Autor desconhecido 12-07-2020 | 16:58:18
Tags: operação saúde para todos , novo coronavírus

Este domingo (12) contou com mais uma edição da Operação Saúde Para Todos – projeto desenvolvido pelas forças de segurança e por profissionais da saúde voluntários, com o objetivo de prevenir a propagação do novo coronavírus, além de orientar a população quanto às medidas restritivas impostas pela bandeira vermelha de distanciamento controlado e pelos decretos municipais. A avenida Adolfo Fetter contou com blitz, enquanto o comboio das Operações Integradas percorreu diversas áreas da cidade, propensas a aglomerações.

Fotos: Rodrigo Chagas.
“O trabalho da Operação é absolutamente preventivo. Para-se veículos e informa-se as pessoas sobre o que podem e o que não podem fazer neste período de pandemia. Orienta-se sobre as normas atualizadas de prevenção e restrições”, informa o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), tenente-coronel Facin.

No decorrer da operação, ainda no meio da tarde de domingo, duas denúncias de templos religiosos abertos, em descumprimento com o decreto municipal, foram feitas, no Centro e no Fragata. 

“A Guarda Municipal foi até os locais, onde prestou orientação aos fiéis para que se dispersassem, em um dos casos, enquanto que no outro verificou-se que ocorria uma transmissão ao vivo, apenas com a equipe da instituição religiosa, o que é permitido pelo decreto”, explicou o GM Jefferson Almeida, coordenador de turno durante a operação.

O secretário de Segurança Pública do Município, Samuel Ongaratto, salienta que as ações se dividem em três linhas: blitz de orientação, operações integradas, e policiamento na praia do Laranjal. “Na blitz, cerca de 700 a 800 veículos são parados. O alcance atinge de mil a 1.400 pessoas. São entregues panfletos explicativos e máscaras, e a orientação repassada é que fiquem em casa, sempre que possível”, explica.

A avenida Adolfo Fetter é sempre a escolhida para a Operação, por registrar o trânsito de veículos com destino ao Recanto de Portugal ou Laranjal – locais propícios ao lazer. Voluntários, além de distribuir panfletos informativos, medem a temperatura dos ocupantes dos carros, como medida de controle e de base para esclarecimentos e orientação às pessoas.

Lei da máscara

A obrigatoriedade do uso de máscara, sob pena de multa, amparada na lei que entrará em vigor no decorrer da semana, somada à proibição de formação de aglomerações, foram os pontos mais reforçados pelos agentes da Operação Saúde Para Todos. A aplicação de multa para quem for flagrado sem máscara em espaços coletivos, e/ou participando de aglomerações será cobrada de acordo com as Unidades de Referência Municipal (URM). A penalidade pode chegar a R$ 1.176,90, de acordo com a gravidade da infração. A lei entra em vigor a partir do dia 16 de julho , próxima quinta-feira.

O comandante do 4º BPM informa que, simultaneamente à blitz, a Operação Integrada das forças de segurança atuou em equipe móvel, percorrendo áreas onde houvesse perturbação do sossego ou prática de rachas de motocicletas ou carros. “Participaram as mesmas instituições, à exceção dos voluntários. O trabalho é repressivo, quando necessário, para coibir os crimes contra a sociedade”.

Participaram da 7ª edição da Operação Saúde Para Todos a Brigada Militar, Guarda Municipal, agentes de Trânsito, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além de voluntários da Defesa Civil e da Saúde do Município.

Notícias Relacionadas

Prefeitura orienta público para um réveillon seguro na praia do Laranjal

Prefeitura orienta público para um réveillon seguro na praia do Laranjal

Campanha Natal Solidário beneficia crianças atendidas por instituições do município

Campanha Natal Solidário beneficia crianças atendidas por instituições do município

SSP fortalece policiamento preventivo e patrimonial em 2025

SSP fortalece policiamento preventivo e patrimonial em 2025

Operações Integradas atuaram na noite desta quarta-feira (17)

Operações Integradas atuaram na noite desta quarta-feira (17)