ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Operação Saúde Para Todos 2 é realizada para coibir aglomerações em diversos pontos da cidade

Segunda fase da ação reuniu órgãos de segurança e agentes de saúde para fiscalizar o cumprimento de decretos municipais e informar sobre a Covid-19

31-05-2020 | 18:19:21

A Operação Saúde Para Todos teve sua segunda fase realizada em diversos pontos da cidade, reunindo órgãos de segurança e agentes de saúde, neste domingo (31)

Para o secretário municipal de Segurança Pública, Samuel Ongaratto, as ações visam parar o avanço da pandemia do novo coronavírus no município, principalmente em relação às aglomerações que ocorrem com mais frequência no final de semanal, em locais como a Praia do Laranjal e o Recanto de Portugal. 

Operação teve sua segunda etapa realizada neste domingo (31) - Fotos: Rodrigo Chagas

“A operação é composta por três frentes: o comboio itinerante das forças policiais que fazem o patrulhamento pela cidade, a blitz na Avenida Adolfo Fetter, onde é realizada entrega de panfletos, orientações e verificação de temperatura e o policiamento mais extensivo, com caráter de fiscalização, na orla da praia e nas margens do Arroio Pelotas”, explica Ongaratto. 

Quem passou pela via que liga a região central da cidade com o Laranjal, foi abordado e orientado pela Defesa Civil e técnicos em enfermagem quanto aos riscos da doença, que já contaminou, até o momento, 90 pessoas na cidade. É o caso do estudante de Direito Bruno Bermudas, que entende a importância da ação para diminuir a propagação do vírus. “Temos que ter fiscalizações, principalmente da Saúde, para conscientizar aqueles que estão na rua para que não saiam sem necessidade e nem façam aglomerações”, afirma Bermudas. 

Segundo o guarda municipal Bruno Mendes, que participou das abordagens realizadas no Pontal da Barra e no Laranjal, logo no início da operação, cerca de 40 carros foram abordados. “A população está bem receptiva, eles entendem o decreto, só acabam, às vezes, querendo sair de casa um pouco, mas entendem que precisam voltar para casa para sua própria segurança e também a do próximo”, destaca Mendes. 

Conforme o sargento da Brigada Militar Paulo Montiel, o fluxo de veículos foi bastante intenso durante a blitz na Avenida Adolfo Fetter e muitos motoristas foram parados para receber a orientação de retornar para casa e evitar aglomerações. A ação teve a fiscalização dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMT), que orientaram o fluxo de veículos para passar pela barreira e colaboração do Corpo de Bombeiros. De acordo com o agente do setor de Educação para o Trânsito, Cleo Cardozo, além da operação, os agentes estão realizando rondas 24h, todos os dias, para fiscalizar aglomerações de carros em pontos estratégicos de Pelotas.

Já a Defesa Civil vem atuando, junto a médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem voluntários desde o início do combate ao coronavírus no município. O diretor do departamento tecnológico da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SSP) e coordenador da Defesa Civil nas operações, Fernando Bizarro, afirma que, atualmente, 170 profissionais da saúde estão divididos entre atendimentos na UPA Areal e ações de panfletagem, informações e medição de temperatura.

Outro órgão que está colaborando com as fiscalizações, principalmente as ocorrências que tenham crimes, é a Polícia Civil. Para o inspetor de polícia Gustavo Kirinus, a repercussão positiva da primeira fase da Operação Saúde Para Todos motivou a continuação, que já estava prevista. “Isso nos mostra que temos que continuar e perpetuar essas medidas de prevenção, como esta ação”, ressalta Kirinus.

Confira mais fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel.  

Tags

Operação Saúde Para Todos, coronavírus, Covid-19, prevenção, Segurança Pública, Trânsito, fiscalização, decreto municipal

Carregando 0%
Carregando 0%