ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Operação Fila Segura evita aglomerações em agências bancárias

Prefeita fez lançamento. Guarda Municipal começou a atuar na manhã desta segunda-feira (4), com meta de orientar sobre distanciamento

04-05-2020 | 15:40:46

Na manhã desta segunda-feira (4) equipes da Guarda Municipal (GM) se reuniram no quartel-general da corporação, na Cohab Tablada, para dar início à Operação Fila Segura, com o objetivo de evitar aglomerações nas filas de agências bancárias, e orientar a população sobre como se prevenir em relação aos riscos do novo coronavírus.

A procura pelos bancos vem aumentando nas últimas semanas, principalmente em agências da Caixa Econômica Federal, onde cidadãos buscam o Auxílio Emergencial da União. A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou o lançamento da operação, que se estende até sexta-feira (8).

Paula acompanha primeira ação, iniciativa da Prefeitura, nesta segunda-feira (4) – Fotos: Gustavo Vara
“A Guarda Municipal, com a Operação Fila Segura, cumpre seu papel de proteger a comunidade, nesse momento, de um inimigo invisível, que é o coronavírus. Cada agente vai orientar a população para as medidas de prevenção, a fim de que possamos, juntos, vencer essa pandemia”, disse a prefeita.

Os guardas atuarão na conscientização e organização das filas, de acordo com o distanciamento seguro, de 2 metros entre cada pessoa. Ao longo da semana, serão distribuídos flyers informativos sobre as medidas de prevenção ao Sars-Cov-2. Uma remessa de máscaras foi dividida entre os agentes da GM, para que forneçam às pessoas que não dispõem do equipamento de proteção, conforme disponibilidade do produto.

“Conscientizar o público sobre o distanciamento e o uso de máscaras, e garantir a segurança no entorno das agências são os objetivos da Operação Fila Segura”, explicou o comandante da GM, Igor Bretanha.

Apoios são da Caixa Econômica Federal e Associação Comercial de Pelotas, que imprimirão os folhetos – Fotos: Rodrigo Chagas.

A Operação Fila Segura conta com o apoio da Caixa Econômica Federal e Associação Comercial de Pelotas (ACP), que contribuirão com a impressão dos folhetos. “Essa ação educacional com os flyers servirá para as pessoas, que já estão nas filas, aproveitarem o tempo para se informar, e também multiplicar os cuidados com suas famílias”, explica o presidente da ACP, Mauro Bom.

Anchieta fechada ao trânsito

Na Caixa Econômica Federal da rua Quinze de Novembro, por volta das 8h da manhã, a fila dobrava a esquina da rua Sete de Setembro, fazia curva novamente, na Padre Anchieta, chegando até a outra esquina.

A quadra da Anchieta, entre Sete e Praça Coronel Pedro Osório, foi fechada ao tráfego de veículos pelos agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT). A GM organizou a fila no meio da rua, de modo que o distanciamento seguro pudesse ser observado, sem risco de confusão e agrupamentos.

Quadra da Anchieta, entre Sete de Setembro e Praça Coronel Pedro Osório, com trânsito interrompido – Fotos: Rodrigo Chagas.

A maior parte das pessoas estava de máscara, mas, mesmo com todas as recomendações, era possível identificar casos isolados de gente desprotegida, ou que retirava o equipamento para fumar ou tomar chimarrão. Para ingressar nas agências bancárias, ou qualquer estabelecimento comercial, é obrigatório o uso da máscara, de acordo com o decreto Municipal 6.267. A utilização nas ruas também é altamente recomendada, pois diminui a chance de contaminação.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

novo coronavírus, operação fila segura, prefeita paula mascarenhas, distanciamento social, segurança, proteção, ação da prefeitura de pelotas

Carregando 0%
Carregando 0%