ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Transporte e Trânsito

Ônibus vão circular sem exceder a capacidade de passageiros sentados

Medida atende a determinação do governo estadual. Coletivos das zonas urbana e rural funcionarão seguindo tabela de sábado, a partir de segunda-feira

20-03-2020 | 14:16:32

A partir de segunda-feira (23), a Prefeitura de Pelotas passa a adotar as determinações estabelecidas pelo governo do Estado relacionadas ao transporte coletivo urbano e rural, mencionadas no Decreto 55.128/20, em função da pandemia de coronavírus. Para cumprir a orientação de manter a circulação dos ônibus sem exceder a capacidade de passageiros sentados, a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) definiu algumas medidas para atender à nova realidade, entre elas, o funcionamento dos coletivos da cidade e da colônia seguindo tabela de sábado, com reforços nas linhas que necessitarem.

Considerando, ainda, que o deslocamento de passageiros vem diminuindo gradativamente na cidade e na colônia desde a semana passada, a Prefeitura determinou que o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) execute o atendimento de forma a suprir a necessidade de transporte da população que precisa do coletivo para se locomover, evitando o transporte de pessoas em pé. 

O objetivo é que as pessoas que precisam se deslocar em função das suas obrigações sejam beneficiadas, sem comprometer a saúde e segurança dos usuários e trabalhadores do setor rodoviário. 

A redução no movimento de passageiros na zona urbana foi de 46%, comparando a circulação na última quinta-feira (12) e nesta quarta (18) – 101 mil e 54 mil, respectivamente. A STT reforça a orientação à população de que apenas saiam de suas casas em situações imprescindíveis, a fim de conter a propagação do vírus e os impactos da doença na cidade. 

Zona urbana: transporte das 5h às 22h

A Secretaria também chama a atenção para o novo horário de atendimento do transporte coletivo urbano: das 5h às 22h, isto é, o último horário definido para os coletivos saírem do Centro será às 22h. 

Zona rural

Na zona rural, a partir de segunda-feira (23), o transporte adotará a tabela de sábado em todos os dias da semana.

Para evitar aglomerações

A Prefeitura informa que os motoristas dos coletivos estão autorizados a não permitir a entrada de usuários quando a lotação estiver com os bancos completos e pede a compreensão dos passageiros, que deverão esperar o próximo ônibus, de forma a evitar aglomerações. Todos os veículos devem circular com as janelas abertas, possibilitando a circulação de ar e o arejamento dos ambientes.

A Secretaria recomenda que os usuários estejam atentos ao site da Prati , onde podem localizar as tabelas com os horários do transporte coletivo, além de mais informações sobre o serviço.

Limpeza reforçada

No Terminal Guanabara, desde o início da tarde de terça-feira (17), uma equipe está focada em realizar a limpeza dos coletivos que chegam ao local, com álcool isopropílico 70% e desinfetante, para que voltem a circular com higiene e mais segurança aos passageiros e trabalhadores do Consórcio. A limpeza é repetida a cada trajeto concluído. Novas alterações relacionadas à circulação de ônibus no município podem ser divulgadas, conforme os desdobramentos ocasionados pela pandemia.

Tags

ônibus, transporte coletivo, mudanças, zona urbana, zona rural

Carregando 0%
Carregando 0%