ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Transporte e Trânsito

Ônibus são higienizados com álcool isopropílico e desinfetante

Reforço da assepsia ocorre nos veículos, quando passam pelo Terminal Guanabara. Meta é minimizar riscos de disseminação do coronavírus

17-03-2020 | 16:35:35

Com colaboração de Larissa R. Bruno

As precauções para minimizar os riscos de disseminação do novo coronavírus – causador da doença Covid-19, capaz de ocasionar infecção respiratória – em Pelotas são tomadas nos ônibus que cumprem os itinerários do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP). No Terminal Guanabara, desde o início da tarde dessa terça-feira (17), uma equipe de quatro funcionários está focada em realizar a limpeza dos coletivos que chegam ao local, com álcool isopropílico 70% e desinfetante, para que voltem a circular com higiene e mais segurança aos passageiros e trabalhadores do Consórcio.

Providência não afeta horário de partida e itinerários seguem monitorados pelo CTCP e pela STT – Foto: Rodrigo Chagas.

“Os ônibus saem do terminal higienizados, com todas as janelas abertas, para que o ar circule. Os balaústres, alça de bancos, a catraca, o validador do cartão, o volante e o câmbio do motorista são limpos com álcool e água sanitária. Os funcionários da limpeza utilizam luvas e também fazem sua higiene pessoal com o álcool gel”, explica o supervisor operacional da Prati CTCP, Márcio das Neves Bento. 

A limpeza reforçada leva em torno de quinze minutos para ser feita em cada um dos veículos. A medida não afeta o horário de partida dos ônibus e os itinerários seguem sendo monitorados pelo CTCP e Secretaria de Transporte e Trânsito (STT).

Medidas e itinerários mantidos

André Nunes, assessor de Transporte da STT, explica que há equipes acompanhando o movimento dos coletivos na cidade. “Ainda estamos apurando os números, mas já é visível a diminuição de passageiros, com ônibus circulando com lugares de sobra, devido às restrições que estão sendo tomadas por conta do coronavírus”, constata. “Porém, os itinerários seguem sendo cumpridos, bem como as medidas de higiene em relação à contenção do vírus”, completa. 

Ernesto Getúlio Nunes de Souza, aposentado, 69 anos, aguardava pelo ônibus no terminal, e não escondia sua preocupação. “Esse vírus vem influenciando em tudo, até nas bolsas de valores, me deixa muito preocupado. Mas fico mais tranquilo ao pegar o ônibus aqui e saber que foi todo higienizado”, desabafa.  

Souza diz estar mais tranquilo com a limpeza reforçada dos coletivos – Foto: Rodrigo Chagas.

A CTCP e STT seguem acompanhando o desenvolvimento das medidas preventivas ao novo coronavírus em Pelotas, a fim de analisar quais são as atitudes mais adequadas a serem adotadas em relação ao transporte público. É essencial que os passageiros mantenham sua etiqueta respiratória, contenham tossidas e espirros com os braços, mantenham as mãos higienizadas e evitem sair de casa, principalmente em locais com aglomeração de pessoas. 

Tags

novo coronavírus, ctcp, transporte coletivo, terminal guanabara, higienização, limpeza dos ônibus, álcool, desinfetante

Carregando 0%
Carregando 0%