Um Roseiral no Museu da Baronesa - A Pelotas de Yolanda Pereira. A mostra abre oficialmente às 11 horas, e o ingresso será um agasalho.

Museu da Baronesa reabre com exposição sobre Yolanda Pereira

Um Roseiral no Museu da Baronesa - A Pelotas de Yolanda Pereira. A mostra abre oficialmente às 11 horas, e o ingresso será um agasalho.
Por Salvador Tadeo – MTB 7353 05-07-2019 | 08:32:26
Tags: Museu da Baronesa, Exposição, yolanda pereira

 

O Museu Parque da Baronesa reabre parcialmente ao público a partir do próximo domingo (07), inserindo-se nas atividades que marcam o 207º aniversário do município, abrigando a exposição Um Roseiral no Museu da Baronesa - A Pelotas de Yolanda Pereira. A mostra será oficialmente aberta às 11h. O ingresso será um agasalho.

A exposição retrata a Pelotas dos anos 20 e 30, com algumas pinceladas da atmosfera de transformação, efervescência e do pós-guerra. As visitas podem ser feitas nas quintas e sextas-feiras das 13h30min às 17h30min, e sábados e domingos das 14h às 17h30min. 

O Museu permanece em obras de infraestrutura e de restauro da instalação elétrica e medidas de prevenção de incêndio.

Fotos/ Arquivo-Ascom

Exposição

Um Roseiral no Museu da Baronesa – A Pelotas de Yolanda Pereira

texto de Marcelo Hansen Madail ( curador da exposição)

A recente descoberta da cápsula do tempo, que se encontrava enterrada na base do monumento em homenagem à Miss Universo pelotense, Yolanda Pereira, despertou a curiosidade de todos sobre os segredos ali guardados. Uma janela para um outro momento, que direciona o nosso olhar para a Pelotas dos anos 20 e 30.  

Um período marcado por intensas transformações, onde o mundo em recuperação dos efeitos traumáticos deixados pela Primeira Grande Guerra (1914/1918) era atingido pela grave crise econômica provocada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 1929, que forçou grande parte das populações ao redor do mundo a reavaliarem suas vidas e seus costumes. Período em que se testemunhou a retomada do poder pelo fascismo na Europa e a revolução de 30 aqui no Brasil, com a tomada do poder pelo gaúcho Getúlio Vargas.

Naquele mesmo ano, outra personalidade gaúcha se destacava nas manchetes, a jovem Yolanda, que com apenas 20 anos de idade recebia a coroa de miss universo na pérgola da piscina do Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.  

Esta casa também vivenciou um momento de grande atividade social para a segunda geração da família Antunes Maciel, conduzida pelo casal Lourival e Dona Sinhá (filha mais velha dos barões). Aconteceram recepções em homenagem à titulação de Déa (filha mais nova de Sinhá) como rainha do carnaval do Clube Diamantinos, bem como, esta casa sediou as primeiras reuniões da Cruz Vermelha na cidade.

Durante as obras de revitalização da praça Coronel Pedro Osório foi possível descobrir, na base da coluna monumental erguida em 1931 para homenagear a miss, a lendária cápsula do tempo. Uma oportunidade ímpar para aguçar a curiosidade de todos para esse lugar no tempo, localizado no início do século 20. Quais eram os hábitos e os costumes daquele período?... As formas de pensar e ver o mundo? Nos muitos jornais encontrados na caixa, fotografias mostram os costumes daquele tempo: como as pessoas se vestiam, quais eram os lugares da moda, os principais acontecimentos, assim como as propagandas e manchetes que falam da vida cotidiana das primeiras décadas do século 20.

Imbuída destas ideias, a equipe do Museu da Baronesa apresenta esta exposição, um convite à exploração de uma cidade de pessoas conhecidas pela elegância, uma cidade de belos prédios e praças bucólicas, a Pelotas de Yolanda Pereira e de seu roseiral em flor.

Notícias Relacionadas

Semana de Pelotas: sábado de atrações culturais no trapiche do Laranjal

Semana de Pelotas: sábado de atrações culturais no trapiche do Laranjal

Semana de Pelotas termina com Arraiá da Batu e samba na Baronesa

Semana de Pelotas termina com Arraiá da Batu e samba na Baronesa

Prefeitura e Cineplast firmam ordem de serviço da Caixa Cênica do Sete

Prefeitura e Cineplast firmam ordem de serviço da Caixa Cênica do Sete

Futuro Criativo promove formação em produção cultural para jovens

Futuro Criativo promove formação em produção cultural para jovens