
Município tem expectativa de zerar fila de espera para radioterapia em janeiro
Pelotas vai começar 2020 atendendo toda a demanda de usuários que aguardam tratamento radioterápico através do Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi confirmada está semana pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde (SMS), que garantiu a liberação por parte dos hospitais contratualizados de 51 vagas para o procedimento, o que atende os 23 pacientes programados para janeiro. O município também zerou a demanda por consultas para cirurgias oncológicas.
Fotos: Michel Corvello
Segundo a prefeita Paula Mascarenhas, estas são grandes notícias para a saúde de Pelotas, e mostram o resultado de um esforço coletivo das equipes da SMS e dos hospitais.
“Atendemos uma demanda da população em uma área prioritária e delicada, como é a oncologia. Zeramos as consultas para a cirurgia e em janeiro vamos acabar com a fila de espera na radioterapia, o que representa um alívio e renova as esperanças desses pacientes, junto às suas possibilidades de cura”, ponderou Paula.
Até outubro, quando o Poder Público iniciou um trabalho que buscava dar vazão à demanda reprimida na área de oncologia, 143 pessoas aguardavam para iniciar a radioterapia, número que desde então vem caindo, chegando a zero a partir de janeiro. “É uma vitória construída a muitas mãos. Um esforço da Prefeitura, que ampliou o investimento, e também dos hospitais, que viram a importância da ação e colaboraram”, afirma a secretária de Saúde, Roberta Paganini.
Ainda no primeiro quadrimestre de 2020, a expectativa é de que o Município também acabe com a fila de espera por consultas com o médico oncoclínico, que é quem define o tipo de tratamento para cada paciente. Para janeiro, os hospitais contratados – Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel) e Santa Casa – liberaram 73 novos atendimentos com este tipo de especialista, deixando outros 129 usuários no aguardo de agenda.
Notícias Relacionadas

Prefeitura conclui curso de capacitação para agentes de endemias

HemoPel precisa de sangue tipo O e A negativos com urgência

Vacinas contra a gripe seguem disponíveis nas UBSs da Prefeitura

Zooando na Escola leva educação ambiental para o estande da Prefeitura na Fenadoce