ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Município reforça importância do combate aos maus-tratos

Dados do Observatório de Segurança Pública apontam aumento no número de denúncias nos últimos anos. Blitz Educativa acontece nesta terça-feira (11) no Mercado Central

Por Micael Carvalho 10-04-2023 | 16:18:38

Ainda em meio à campanha de conscientização e prevenção de maus-tratos a animais, Abril Laranja, o Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social divulgou os dados referentes às ocorrências e denúncias no ano de 2022. A partir do aumento de casos, conforme o boletim informativo, a Prefeitura de Pelotas tem reforçado ações educativas e de fiscalização, a fim de garantir políticas públicas de cuidado e respeito aos animais.

Foto: Rodrigo Chagas - Arquivo/Ascom

De acordo com os dados divulgados, entre 2021 e 2022, houve um aumento superior a 40% no número de denúncias de maus-tratos encaminhadas à Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA). No mesmo período, foram registradas 844 notificações. O boletim informativo apresenta, ainda, dados referentes aos registros de ocorrência, onde os cães aparecem como principais alvos, com 56% dos casos, e os tutores como principais suspeitos, com 73% das ocorrências.

Na pesquisa por região, Areal, Fragata e Três Vendas, respectivamente, aparecem como os bairros com maior número de denúncias. Com o objetivo de coibir o crime de maus-tratos a animais, a Prefeitura tem realizado, frequentemente, ações integradas de fiscalização em parceria com a Patram e com a Polícia Civil.

Blitz Educativa

Integrando as atividades do Abril Laranja, o Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa) e a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) preparam uma blitz educativa para os condutores que passarem pelo Largo do Mercado Central. A atividade acontece na próxima terça-feira (11) a partir das 10h.

Durante a blitz, serão entregues materiais educativos e adesivos de conscientização contra os maus-tratos a animais. O presidente do Comupa, Henrique Fetter, destaca a importância da atividade. “O Abril Laranja é um período de conscientização, para lembrarmos que esse tipo de crueldade é crime. Por meio de ações como essa, temos o objetivo de trazer mais informação e aprendizado para a causa animal”, explica o gestor.

Como ajudar

Em caso de maus-tratos, a população pode denunciar o ocorrido acionando as equipes da SQA pelos telefones (53) 3227-1642 e (53) 3227-5442. Para animais caídos ou soltos em via pública, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) orienta que o contato seja feito com a Hospedaria de Grandes Animais pelo número (53) 3271-9244.

Tags

Abril Laranja, Proteção Animal, Maus-tratos

Carregando 0%
Carregando 0%