Mais de 400 postos de trabalho deverão ser criados com a abertura dos empreendimentos, além das vagas indiretas na construção dos prédios

Município libera licenças para a instalação da Havan em Pelotas

Mais de 400 postos de trabalho deverão ser criados com a abertura dos empreendimentos, além das vagas indiretas na construção dos prédios
Por Autor desconhecido 25-06-2019 | 14:40:08
Tags: desenvolvimento, empresa, empreendimento, Havan, Jockey Club, Zaffari
*Com contribuição de Daiane Santos

A Prefeitura entregou a representantes das Lojas Havan, na manhã desta terça-feira (25), o termo de compromisso ambiental e o alvará de licença que dão o aval para a instalação do empreendimento em Pelotas. A empresa já pode iniciar a construção de sua sede, junto ao Jockey Club – na avenida Zeferino Costa, zona norte -, e a expectativa é de que, em no máximo quatro meses, abra as portas.

Cerca de 430 vagas de emprego deverão ser criadas, 150 na Havan, 30 na praça de alimentação e outras 250 no Comercial Zaffari, informou o sócio do empreendimento, Nilton Hang. Ele explicou também que a mão de obra pelotense vai ser procurada para a construção.

“Nossa empresa de pré-moldados é local e todo o material de construção é comprado aqui. As terceirizadas também contratam empresas locais, e todos os nossos colaboradores da Havan são da região. Só vem o gerente de fora”, disse. 

Conforme a prefeita Paula Mascarenhas, as secretarias de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e de Qualidade Ambiental (SQA) trabalharam com afinco na análise dos projetos e na liberação das licenças para a instalação, cumprindo todas as exigências legais. “Fomos ágeis e concluímos o processo em pouco tempo porquê sabemos da importância desse empreendimento pra nossa cidade e região. Sobretudo para a geração de emprego e renda, que é uma preocupação da nossa população e uma necessidade do município”, enfatizou a chefe do Executivo Municipal.

Em 15 dias as equipes conseguiram aprovar os projetos apresentados e regularizados, após ser atestada sua viabilidade. Essa rapidez, acrescentou a prefeita, tem como objetivo valorizar quem produz, criando um ambiente atrativo e acolhedor para novos investidores e para aqueles que estão aqui instalados. 

Documentos foram assinados na sede da SQA - Fotos: Michel Corvello

Além disso, foram avaliados pela SGCMU os estudos de impacto viário, de vizinhança e de segurança publica. Estes três detectaram uma série de ajustes, como a pavimentação de vias auxiliares e sinalização, que o projeto das Lojas Havan deverá financiar. Entre as contrapartidas estão o plantio de árvores em avenidas ou em praças, bem como as medidas mitigatórias do plano viário, o que auxilia no desenvolvimento da região e minimiza os impactos da construção.

A assinatura dos documentos ocorreu na SQA, com a presença dos secretários de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams, e Qualidade Ambiental, Felipe Perez.

Jockey Club

Na tarde desta terça, a prefeita e o vice Idemar Barz receberam a direção do Jockey Club de Pelotas, que agradeceu a rapidez na liberação das licenças necessárias para o início das obras.  

Segundo a prefeita, todo o processo relacionado ao licenciamento do empreendimento foi rápido devido ao empenho das equipes envolvidas, para agilizar os trâmites. “Isso mostra que Pelotas é boa para investimentos, servindo de exemplo e convite para outros empresários”, afirmou.

Fotos: Gustavo Vara

Notícias Relacionadas

Prefeitura acompanha execução de obras em vias da zona urbana

Prefeitura acompanha execução de obras em vias da zona urbana

Projeto de revitalização da Dom Joaquim ganha novos parceiros

Projeto de revitalização da Dom Joaquim ganha novos parceiros

Fiscalização combate invasões na Mata do Totó

Fiscalização combate invasões na Mata do Totó

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal

Prevenção contra cheias é pauta de encontro com moradores do Laranjal