ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Semana da Mulher

Município cria Comitê Pró-economia de Pelotas

Grupo de trabalho será responsável por estudar alternativas de recuperação da economia municipal, afetada pela pandemia

29-04-2020 | 16:31:56

Pensar na retomada dos setores que geram emprego e renda em Pelotas na fase pós-pandemia, desencadeada pelo novo coronavírus. Essa é a ideia do Comitê Pró-economia, instalado nesta quarta-feira (29) pela prefeita Paula Mascarenhas. O grupo, composto por representantes do Poder Público, iniciativa privada e área acadêmica, vai construir ações capazes de alavancar iniciativas que auxiliem na recuperação financeira do município.

Primeira audiência do grupo foi por videoconferência e contou com lideranças empresariais – Fotos: Gustavo Vara

O primeiro encontro do comitê foi por videoconferência e contou com a participação dos presidentes da Aliança Pelotas, Amadeu Fernandes; da Associação Comercial de Pelotas (ACP), Mauro Bom; do Sindicato Rural, Fernando Rechsteiner; do Sinduscon, Fabrício Iribarrem; da Associação Rural, Rodrigo Gonzales; e do Sindilojas, Renzo Antonioli. Também integram, a equipe de trabalho, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Gilmar Bazanella, e os economistas das Universidades Federal (UFPel) e Católica (UCPel) de Pelotas, professores Felipe Garcia e Ezequiel Megiato, respectivamente.

A prefeita iniciou a conversa explicando a importância da instauração da comissão , como uma forma de pensar no futuro da cidade, quando as medidas de controle e combate ao Sars-CoV-2 derem lugar à rotina, quase normalizada, e os gastos e prejuízos causados precisarem ser recuperados de forma efetiva. Segundo a gestora-chefe municipal, os membros do comitê foram escolhidos a partir dos setores que representam na cidade, entres eles  o comércio, construção civil, agronegócio e universidades.

"Tenho a impressão que esse momento tão difícil deva servir para que possamos desenvolver a capacidade de criar redes, de construir pontes entre setores que antes não se comunicavam. Está nas nossas mãos fazer – de algumas consequências dessa crise algo positivo, produtivo e transformador", analisou Paula.

Dados para agir

Os integrantes do Comitê discutiram a possibilidade da apuração, em um primeiro momento, de dados que revelem a situação de Pelotas a partir de dois nichos: econômico e social. O presidente da ACP, Mauro Bom, sugeriu um levantamento efetivo do impacto causado pelas ações restritivas, impostas pela eventual expansão do vírus no município, como instrumento a ser utilizado pelo grupo a fim de determinar as áreas de atuação.

"Para tomarmos decisões, precisamos estar baseados em algumas informações", destacou Bom, ao lembrar do boletim semanal do governo do Estado, relacionado ao desempenho da arrecadação gaúcha desde as primeiras notificações referentes à Covid-19 no Rio Grande do Sul.

Maior potencial de recuperação

Ainda na linha da necessidade de compartilhamento de números sobre os prejuízos registrados até agora pelos mais diferentes setores da economia pelotense, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação assinalou a necessidade de identificar as áreas com maior potencial de recuperação imediata.

"A partir dessa constatação, conseguiremos buscar recursos, inclusive junto ao governo federal, para a construção de alguma coisa que hoje ainda não é realizada e que leve resultados mais rápidos à economia", salientou Bazanella.

Pesquisa sobre impacto

Uma pesquisa, coordenada pela UCPel, também deve se tornar ferramenta  do novo grupo de trabalho formado pela Prefeitura de Pelotas. A proposta, segundo o professor de economia da UCPel, Ezequiel Megiato, é realizar um levantamento do impacto causado pela infecção nas empresas da cidade, fundamentando-o no que havia sido previsto a esse período e o efetivado no primeiro quadrimestre de 2020. "Queremos medir a confiança dos empresários com relação ao futuro, averiguar demissões, contratações, impacto nas vendas, nas receitas", explica o especialista.  O estudo, disponibilizado a partir desta sexta-feira (30), no Google, será todo online.

A proposta é de que seja respondida até a próxima semana, com a meta de que os dados tabulados cheguem à próxima reunião do grupo. "É importante que as pessoas participem do nosso questionário, até para ajudar nas decisões das políticas públicas, a serem adotadas pelo governo, para o recobramento dos prejuízos causados pela pandemia", destacou Megiato.

Estiagem afeta agronegócio

Se, de um lado, o agronegócio ainda não foi afetado pelas consequências da infecção pelo vírus Sars-CoV-2, a falta de chuva é a grande preocupação dos produtores rurais. A situação foi lembrada pelos representantes do setor, assim como pela própria prefeita, que destacou o nível da barragem Santa Bárbara, atualmente com cerca de 3,54 metros abaixo do nível normal.

Avaliação do retorno

Ainda durante a primeira reunião do Comitê Pró-Economia, Paula lembrou que nessa quinta-feira (30) fará uma avaliação do retorno gradual ao comércio, determinado no dia 23 de abril pelos Decretos Municipais  6.267 e  6.268. Adiantou que tem observado o comprometimento dos empresários em cumprir determinações, tais como a utilização de máscaras, luvas e higienização com álcool em gel, tanto dos funcionários, como dos consumidores.

"Isso já é um bom sinal, de que mesmo cedendo e possibilitando essa retomada das atividades das lojas, todos estão mais cuidadosos, inclusive a população, utilizando, na sua grande maioria, máscaras nas ruas da cidade", constatou a prefeita.

Próximo encontro

Ao encerrar a videoconferência, a chefe do Executivo pelotense elencou algumas atividades a serem desenvolvidas pelos integrantes do Comitê, que devem ser apresentadas na próxima audiência. Além do levantamento de dados de cada segmento, ação considerada primordial pela maioria dos integrantes, a Prefeitura construirá um relatório acerca da realidade econômica do município. 

"Acho que é importante a gente já começar a trabalhar formas de prevenir uma dificuldade financeira maior e maneiras de buscar soluções inovadoras, a fim de que Pelotas, depois de passado esse processo todo, possa seguir seu caminho, com coragem, boas iniciativas e uma parceria entre as áreas pública e privada forte e efetiva", concluiu a prefeita.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

criação de comitê pró-economia, reunião por videoconferência, retomada da geração de emprego, recuperação da economia, fase pós-pandemia, prefeita paula instaura grupo

Carregando 0%
Carregando 0%