ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Município amplia atuação de Justiça Restaurativa nas escolas

Mais 21 profissionais da Educação estão aptos a realizar círculos de construção da paz, que visam diminuir a violência nos educandários pelotenses

11-10-2019 | 18:13:17

O Município acaba de ampliar sua equipe de facilitadores em Justiça Restaurativa (JR) e Círculos de Construção da Paz, que atuam nas escolas da rede. Nesta semana, a turma formada por 21 profissionais da Educação – entre professores, coordenadores, orientadores e diretores – encerrou o período de capacitação e, agora, soma-se aos 51 servidores já habilitados e distribuídos em 37 educandários municipais. 

A metodologia é uma das apostas do Pacto Pelotas pela Paz para reduzir a violência escolar, usando o diálogo e a empatia como ferramentas para resolver e prevenir conflitos. O curso foi realizado na Secretaria de Educação e Desporto (Smed), entre 8 e 10 de outubro.

Município propõe o diálogo como ferramenta de prevenção à violência escolar

Pacto pela Paz alcança mais de mil pessoas com círculos de construção da paz

Município passa a contar com instrutora de Justiça Restaurativa

Profissionais se somarão aos 51 servidores já habilitados na rede municipal - Foto: Divulgação/Smed

Esta foi a primeira turma formada por uma instrutora pelotense, habilitada em agosto pela Escola Superior de Magistratura (Ajuris). Jussara Cruz, orientadora educacional e coordenadora da JR na Smed, ressalta a importância deste fato para a perenidade do método na rede pública. “No final do curso, cada participante percebeu a importância da conexão e evidenciou que, antes de aprendermos a conviver, precisamos aprender a sermos humanos e agentes de transformação”, disse.

A instrutora salientou que a formação transcende o aspecto de utilizar a metodologia nas escolas, porque também possibilita que os facilitadores façam uma reflexão de suas histórias de vida.

“A paz é silenciosa, poderosa e começa dentro de cada um de nós”, acrescentou.  

Resgate de valores e sentimentos

A educadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes, Luciane Roncato, afirmou que o curso oportunizou experiências e vivências enriquecedoras de autoconhecimento e de busca de conhecimento do outro. “Foram momentos de reflexão e de resgate de valores e sentimentos, como empatia e respeito. Agora o desafio é que reflita de forma positiva no dia a dia da escola”, frisou.

Curso foi realizado na Secretaria de Educação e Desporto, nesta semana - Foto: Igor Sobral/Arquivo

Círculos de construção da paz

De janeiro a agosto deste ano, 78 círculos foram realizados nas escolas municipais, beneficiando 1.293 alunos e professores. Nos últimos dois anos, foram mais de 200 círculos envolvendo cerca de 4 mil pessoas. O círculo, formado por alunos, professores e funcionários das escolas, põe frente a frente quem divide o cotidiano nos educandários e dá oportunidade ao diálogo e à construção coletiva de um espaço de mais paz e harmonia. O principal objetivo é fortalecer os vínculos afetivos e oportunizar a chance de externar emoções, pensamentos e sonhos.  

Tags

justiça restaurativa, pacto pelotas pela paz, círculos de construção da paz

Carregando 0%
Carregando 0%