ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Ministro Sílvio Almeida está confirmado no Connex 2024

Autoridade irá abordar os desafios contemporâneos relacionados aos direitos humanos para promover uma sociedade mais justa e inclusiva

Por João Pedro Macedo 05-02-2024 | 17:15:49

O município de Pelotas será sede da primeira edição do Connex - Conexão de Experiências em Segurança Pública e Prevenção às Violências, de 13 a 15 de março. Dentre os destaques confirmados, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio Almeida, será um dos palestrantes do evento. A conferência da autoridade será pautada pelos desafios contemporâneos relacionados aos direitos humanos e às oportunidades para promover uma sociedade mais justa e inclusiva.

Ministro palestrará sobre os desafios contemporâneos relacionados aos direitos humanos na sociedade. Foto: Clarice Castro/MDHC 

Promovido pela Prefeitura de Pelotas, o Connex será realizado em parceria com o governo do Estado e Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), reunindo especialistas, pesquisadores e gestores públicos para debaterem sobre segurança pública, além de apresentar a 4ª edição a respeito do projeto Reflexão sobre o Futuro das Cidades. As atividades ocorrerão em prédios do Centro Histórico, como Theatro Guarany, Museu do Doce e Mercado Público. 

Sobre o palestrante

Advogado e professor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, o ministro Sílvio Almeida é especialista em direitos humanos e relações raciais, desenvolvendo estudos em áreas como racismo estrutural, compliance e práticas antidiscriminatórias, temas abordados em seu livro Racismo Estrutural publicado em 2019. Além da área do Direito, em que é mestre e doutor, a autoridade também é graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e presidente do Instituto Luiz Gama, organização que reúne acadêmicos, juristas e ativistas que atua em favor de negros e outras minorias.

O Connex

Com atrações nacionais e internacionais, a primeira edição do Connex conta com conferências, debates, encontros oficiais e mostras de boas práticas, divididos em três temas: prevenção à violência, integração institucional e gestão da informação. As inscrições podem ser feitas no site oficial do evento www.connexpelotas.com.br. No caso de dúvidas relacionadas às inscrições ou demais atendimentos, a equipe do Connex pode ser contatada via WhatsApp pelo número (53) 3309-6003.

Por meio do Pacto Pelotas pela Paz, o Município busca o protagonismo no debate sobre segurança pública e prevenção às violências, se unindo ao governo do Rio Grande do Sul, que tem o programa RS Seguro como principal ferramenta de segurança pública no âmbito estadual. Com os eixos de Prevenção Social, Policiamento e Justiça, Urbanismo, Tecnologia, e Fiscalização Administrativa, o Pacto impacta positivamente a cidade, desde 2017, com redução de todos os índices criminais em torno de 70% nos últimos seis anos.

Confira outras presenças confirmadas 

Diretor executivo do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke

Diretora de Segurança no Campo do Instituto Desenvolve Pecuária, Antônia Scalzilli

Diretor executivo do Programa RS Seguro, delegado Antônio Padilha

Subinspetor da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Carlos Henrique Sacramento dos Santos

Diretora executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo

Consultora do Banco Mundial, Flávia Carbonari

Embaixador da Colômbia, Guillermo Rivera

Diretora adjunta do DPP/SSRS, Lea Bos

Presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (Idesf), Luciano Stremel Barros

Secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo do Rio Grande do Sul, Luiz Henrique Viana

Ex-vice-presidente da Colômbia, general Óscar Naranjo

Representante da Peace in Our Cities e ex-prefeito da cidade de Palmira na Colômbia, Óscar Escobar

Vice-presidente da Associação dos Guardas Municipais (AGM) do Brasil, Ramon Soares

Presidente da AGM Brasil, Reinaldo Monteiro da Silva

CEO do projeto Reciclando Vidas, Rodrigo Sabiah

Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Sandro Caron

Diretor executivo da Corporación Oficina de Resiliência de Medellin, Santiago Uribe

Consultor de segurança pessoal, Siderley Andrade de Lima

Presidente do Instituto Cidade Segura, Tâmara Biolo Soares

Tags

Connex, Pacto Pelotas pela Paz, Segurança Pública, Ministro dos Direitos Humanos

Carregando 0%
Carregando 0%