ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Membros e diretoria do Conselho do Povo de Terreiro tomam posse

Treze representantes de casas religiosas e seis do poder público municipal foram empossados pela prefeita Paula

Por Marina Amaral 11-09-2023 | 20:14:04

A segunda-feira (11) foi marcada pela posse do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Pelotas, em cerimônia realizada na Sala Frederico Trebbi do Paço Municipal. Os 19 membros, incluindo a equipe diretiva, foram designados pela Portaria nº 062, de 22 de agosto de 2023, para gestão 2023-2027, e empossados pela prefeita Paula Mascarenhas em um ato de celebração das tradições de matriz africana, com suas crenças, pontos cantados e respeito à ancestralidade. 

Fotos: Rodrigo Chagas

A nova equipe diretiva foi eleita durante a III Conferência Municipal do Povo de Terreiro, realizada neste ano, e ficou composta pelo presidente Babalorixá Rodrigo Barcellos Domingues de Bará, a vice-presidente Yalorixá Heloisa Cristina Mesquita Amaral de Oxum, o secretário-geral Babalorixá Leonardo Rodrigues Bandeira de Oxum, e a secretária executiva Helenira Brasil. Em ato simbólico, Paula entregou a Portaria nº 062 ao presidente para marcar a posse.

“O Conselho é um órgão que representa a luta por igualdade e liberdade, porque vocês, o povo de Terreiro, constituíram a personalidade de Pelotas, mas sempre tiveram pouca visibilidade. E uma cidade para se desenvolver precisa ter a sua cultura e riqueza compreendida por todos. A força do povo de Terreiro e da matriz africana existe na nossa cidade desde sempre e precisa ganhar cada vez mais visibilidade e respeitabilidade”, frisou a prefeita. 

Criado pela Lei nº 6.584, de junho de 2018, o órgão normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador desenvolve ações, estudos e propõe medidas e políticas públicas voltadas às comunidades do povo de Terreiro de Pelotas, com base em suas experiências e vivências. É um instrumento de reparação na busca da equidade econômica, política, cultural e da eliminação das discriminações, com intuito de ressaltar a importância da cultura destes povos para a construção da história do município e de trabalhar na manutenção das tradições de matriz africana.

O Babalorixá Rodrigo adiantou que o lema desta gestão será “Faça a diferença, seja a diferença”. Serão realizados projetos - como o mapeamento do povo de Terreiro de Pelotas - que irão envolver todos os conselheiros, comissões temáticas e secretarias, em busca de parcerias com instituições, como as universidades. 

“Lutaremos por uma sociedade laica, que respeita todas as religiões. Essa gestão vai dar espaço a todos com boas ideias e que queiram somar, não só com o povo de terreira, mas com toda a comunidade pelotense”, disse o presidente.
Fotos: Rodrigo Chagas

Após a execução do Hino da Umbanda, pelo tamboreiro Solano de Ogum, os treze titulares, representantes de terreiros, e centros e casas religiosas da cidade, foram empossados, junto dos seis membros do poder público municipal, das secretarias de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Assistência Social, Educação e Desporto, Saúde, Qualidade Ambiental e Cultura.

Também estiveram presentes o vereador Paulo Coitinho (Cidadania), representando a Câmara Municipal, e o vereador Cauê Fuhro Souto (União Brasil), o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, e o diretor da Ouvidoria, Tauã Ney.

Confira a portaria nº 062/2023 que designa os membros do Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Pelotas:

Tags

Povo de Terreiro, conselho, posse, prefeita

Carregando 0%
Carregando 0%