ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Lei da Multa: mais de 100 pessoas já foram autuadas

Fiscalizações do final de semana coibiram aglomerações e festas clandestinas

19-07-2020 | 18:21:27

A madrugada de sábado para domingo (19) foi de combate às aglomerações e festas clandestinas em Pelotas. As fiscalizações das Operações Integradas deste fim de semana visaram o cumprimento das medidas preventivas ao coronavírus no município, sendo o primeiro com a Lei da Multa em vigência.

Operação ocorreu em diversos bairros da cidade - Foto: Samuel Ongaratto/SSP

Segundo o secretário de Segurança Pública (SSP), Samuel Ongaratto, desde a última quinta-feira (16), mais de 100 pessoas foram multadas por não usar máscaras por aglomerações, duas ações que contribuem com a propagação do novo vírus. 

“Muitas das pessoas que abordamos em festas, sejam elas públicas ou privadas, já estavam conscientes que estavam erradas, que não era para estar fazendo aglomeração, que eram para estar de máscara”, afirma Ongaratto.

Ele ainda destaca que muitas festas clandestinas acabaram antes da fiscalização chegar, pois os frequentadores tiveram conhecimento que estava ocorrendo as ações das forças de segurança. “Isso mostra a eficácia que as multas estão tendo”, defende o secretário.

Ao todo, quatro estabelecimentos foram fechados por formação de aglomeração e sete festas foram encerradas. Além do combate à Covid-19, as ações coibiram também a criminalidade no município. Durante uma fiscalização a um estabelecimento, 12 máquinas caça níquel foram apreendidas.

Operação Saúde Para Todos

A blitz da operação Saúde Para Todos ocorreu neste domingo (19) para fiscalizar e orientar aqueles que tiveram como destino a Praia do Laranjal. A alta temperatura registrada no sábado e no domingo aumentou o movimento na avenida Adolfo Fetter, e, consequentemente, o número de pessoas abordadas. Conforme Ongaratto, em três horas de operação, de 375 pessoas abordadas, 11 pessoas estavam com febre, o maior registro desde o início da Saúde Para Todos, ocorrida em maio. Elas foram orientadas pelos voluntários da Saúde a retornarem para casa e procurar atendimento pelo teleconsulta.

Saúde Para Todos ocorreu em forma de blitz e de comboio por pontos da cidade - Fotos: Rodrigo Chagas

Disk denúncia da Brigada Militar

Outro aliado nas fiscalizações foi o disk denúncia 24h, implementado pelo 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o qual virou mais um canal de denúncia para que a população entrar em contato com as forças de segurança pelotenses. Além do 153 (Guarda Municipal), 156 (Ouvidoria), redes sociais da Prefeitura e pelo WhatsPel (99122-8701), os pelotenses podem utilizar o telefone 3227-7171 para comunicar à Brigada Militar sobre irregularidades e descumprimentos de medidas decretadas pelo Município.

De acordo com o comandante do 4º BPM, o tenente-coronel Marcio André Facin, no primeiro final de semana com a ferramenta foram registradas centenas de ligações. “O telefone não parou de tocar, tivemos um retorno muito bom da população, assim que recebíamos a denúncia, encaminhávamos as equipes para o local”, aponta Facin.

“Em geral, a nossa comunidade tem observado as normas estabelecidas, no entanto, um pequeno número de pessoas ainda não se conscientizou da importância do afastamento social. Para estes, espero que a medida de multa tenha sido fator que os reeduque, fazendo com que compreendam o momento que vivemos”, ressalta o comandante.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagramundefined Twitter e canal WhatsPel.  

Tags

saúde para todos, fiscalização, segurança pública, combate ao coronavírus, covid-19, festas clandestinas, aglomerações, prevenção, lei da multa

Carregando 0%
Carregando 0%