ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Fazenda

IPTU 2018: Tire suas dúvidas sobre o Imposto

A distribuição do IPTU aos 113,8 mil contribuintes do Município começou no dia 30 de novembro

01-12-2017 | 12:17:42

      A distribuição dos carnês do IPTU aos 113,8 mil contribuintes do Município começou no dia 30 de novembro. A entrega é feita pelo Sanep, juntamente com a conta da água. Para mais informações, clique aqui.

O que é?

      IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, um imposto brasileiro cobrado das pessoas que possuem uma propriedade imobiliária urbana, como um apartamento, sala comercial, casa ou outro tipo de imóvel dentro de uma região urbanizada. 

Qual é a base de cálculo do IPTU?


A base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel. Pela legislação, este é o valor pelo qual um bem é comercializado, com pagamento à vista, em condições normais de mercado. 

Descontos

      O contribuinte que pagar o imposto em cota única até o dia 20 de dezembro terá desconto de 15%. Em janeiro, o desconto será de 5%, com vencimento no dia 10. Também é possível parcelar o imposto em dez vezes, respeitando o limite mínimo de 0,25 Unidade de Referência Municipal (URM) por parcela, sendo a primeira com vencimento dia 20 de janeiro de 2018, a segunda em 10 de março e as demais no dia 10 de cada mês.  

Investimentos

      A Prefeitura espera arrecadar mais de R$ 29 milhões com a antecipação do pagamento do imposto. O valor será utilizado para melhorias na infraestrutura da cidade e é a garantia da continuidade de grandes obras que estão ocorrendo em todo o Município. Também será aplicado nas áreas de saúde e educação.

Tags

iptu, secretaria de receita, prefeitura pelotas

Carregando 0%
Carregando 0%