ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Integração das forças de segurança em Pelotas reflete na redução da criminalidade

Trabalho planejado de forma coletiva foi apontado pelas autoridades regionais como fator essencial para queda dos indicadores de violência no município

14-11-2019 | 15:11:47

Integração foi o termo mais recorrente nas falas de lideranças da segurança pública, durante apresentação da metodologia e dos resultados do Pacto Pelotas pela Paz, realizada na quarta-feira (13), no Paço Municipal. No encontro com a prefeita Paula Mascarenhas, comandantes de unidades da Brigada Militar (BM) de toda a região sul tiveram a oportunidade de conhecer melhor as conquistas e desafios enfrentados no trabalho de combate e prevenção à violência, na cidade, a partir da perspectiva de diferentes instituições ligadas à segurança, entre elas, a Polícia Civil, Susepe, Judiciário, Guarda Municipal, Fase e Secretaria de Transporte e Trânsito.

Fotos: Gustavo Vara

A soma de esforços, o planejamento coletivo de ações e o compartilhamento de informações entre os órgãos também figuraram nos discursos das autoridades como pontos essenciais para a redução da criminalidade, especialmente, em relação aos homicídios – comparando-se os 18 meses antes e após as ações do Pacto, evidencia-se que 41% dos crimes violentos letais intencionais (que também abrangem latrocínios, infanticídios, etc) diminuíram no município, considerando 179 registros antes e 105 depois.  

Paula destaca queda de todos os índices criminais de Pelotas em fórum

Prefeita apresenta Pacto para futuros policiais civis

A prefeita destacou que, já na elaboração do seu plano de governo, identificou a necessidade de colocar a segurança como uma prioridade e envolver o Município nas ações de prevenção e repressão à violência, considerando que o reflexo de uma cidade insegura impacta em áreas primordiais para a população, como saúde e educação.  

Paula salientou a importância de buscar em evidências científicas e experiências de sucesso pelo mundo subsídios para planejar ações neste âmbito. “A segurança precisa sair dos ‘achismos’ e do empirismo’, reforçou. A gestora também apresentou aos comandos da BM projetos do Pacto que atuam sobre fatores de risco à violência, gravidez na adolescência, evasão escolar, sub-registro civil de nascimento, falta de oportunidades de emprego, entre outros.  

“Segurança pública também tem a ver com as atividades de enfermeiros, professores, burocratas de cartórios…”, mencionou a prefeita, referindo-se à relevância do trabalho em rede e a contribuição que cada área dá para a preservação de vidas e a construção de uma sociedade pacífica.  

Fotos: Gustavo Vara

Efetivos entrosados

O entrosamento entre as instituições também é peça fundamental para a realização das Operações Integradas em Pelotas, que ocorrem, em média, seis vezes por semana com o objetivo de coibir delitos e garantir o sossego público. Desde o início do Pacto, 380 ações como esta já foram feitas na cidade. Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPO/Sul), coronel Eduardo Perachi, afirmou que Pelotas já é referência na redução da criminalidade para o estado, opinião corroborada pelo delegado regional da Polícia Civil, Márcio Steffens.  

Juiz da Vara de Execução Criminal (VEC) Regional da Comarca de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral explicou o trabalho focado na redução dos homicídios, que abrange a repressão a organizações criminosas, e exemplificou ações desencadeadas na seara da Justiça a partir do diálogo com os órgãos de segurança. Comandante do 3º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira (3º BPAF), o major Martinez agradeceu a oportunidade de conhecer mais sobre os projetos do Pacto e garantiu que o efetivo voltará para suas unidades levando o exemplo e as experiências positivas de Pelotas.  

Tags

segurança, integração, pacto pelotas pela paz

Carregando 0%
Carregando 0%