ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Serviços Urbanos e infraestrutura

Hospedaria de Grandes Animais realiza primeira doação de 2019

Dezoito equinos ganharam novos lares em propriedades rurais da Zona Sul

08-02-2019 | 11:44:42

Nessa sexta-feira (8), a Hospedaria de Grandes Animais da Prefeitura promoveu a primeira doação de equinos do ano. Dezoito cavalos e éguas resgatados das vias públicas de Pelotas foram entregues a produtores rurais da Zona Sul, que deverão garantir a saúde de cada um dos bichos.

Às 10h, os interessados já se reuniam no local, observando os animais disponíveis e aguardando o sorteio dos números, procedimento que define quem terá prioridade na escolha do cavalo a ser adotado. Segundo o diretor da Hospedaria, Marcos Moraes, a ação é aberta para produtores de toda região.

Sorteio define ordem de escolha dos animais – Fotos: Marcel Ávila

“Agradecemos a participação de todos e esperamos que cada um desses animais tenha uma vida melhor”, disse Moraes. Os novos donos deverão garantir, por exemplo, a realização de exames para identificação de anemia infecciosa e mormo – a Prefeitura se responsabiliza pela coleta do sangue.

O produtor rural Hilário Scheunemann, 58 anos, veio de São Lourenço do Sul em busca de um cavalo para sua propriedade de 20 hectares, localizada no bairro Picada Harmonia. Ele foi o primeiro a fazer a escolha e acabou saindo com dois: uma égua e a potranca que a acompanhava.

O produtor Hilário foi o primeiro a fazer a escolha – Fotos: Marcel Ávila

“É regra, quem escolhe égua com cria ao pé, tem de levar a cria também”, explica Moraes. Melhor para Scheunemann, que já batizou os animais: a mãe, uma baia, é a Sarita, enquanto a potranca mora passou a ser chamada de Boneca.

Dia a dia na Hospedaria

A Hospedaria de Grandes Animais é gerenciada pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui). A veterinária e responsável técnica, Karina Goularte D'ávila, explica que os animais, após serem recolhidos da rua pela Secretaria, recebem tratamento veterinário, são vermifugados e tosados. Além disso, todos são chipados por meio de parceria com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que também cuida dos casos mais graves de saúde.  

Durante 30 dias, se alguém aparecer se apresentando como dono do cavalo, terá de pagar multa no valor de uma Unidade de Referência Municipal (URM), equivalente a R$ 108,84, para realizar a retirada.

Até lá, os equinos permanecem no local, consumindo em média 3,2 mil quilos de ração por mês – média de quatro quilos diários por animal –, fora a alfafa e o pasto. Depois da doação dessa sexta-feira, cerca de 12 animais continuam na Hospedaria, número que varia conforme as apreensões.

“Aqui eles são bem cuidados. Muitos chegam debilitados por maus-tratos e quando vão embora estão mais fortes e saudáveis”, afirma a veterinária Karina.

Para adotar

Para participar das adoções, basta comparecer na sede da Hospedaria de Grandes Animais, às margens da BR-392 – próximo ao Canil Municipal —, das 13h45min às 17h, portando um documento de identificação com foto e o talão de produtor rural, e realizar o cadastro. A condição é que os cavalos permaneçam no campo, uma vez que na cidade correm mais riscos de exposição a maus-tratos e condições de moradia inadequadas.

Quem adota precisa arcar com os custos do transporte do animal e dos exames para anemia infecciosa e mormo, conforme exigência da Secretaria Estadual de Agricultura, que segue legislação federal para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).  

Denúncias

Denúncias de cavalos soltos na rua ou maltratados podem ser feitas à Ssui pelo telefone (53) 3271-9244; à Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), pelo 3227-1642; ou então com a 3ª Companhia Ambiental da Brigada Militar (antiga Patram), pelo telefone 3309-5380.

Tags

doaçõe, cavalos, ssui, hospedaria, 18 equinos

Carregando 0%
Carregando 0%