ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Governo discute projetos de prevenção do Pacto Pelotas pela Paz

Em reunião, Comitê Integrado de Prevenção avaliou ações do Mão de Obra Prisional e introduziu novas estratégias para prevenir a violência

24-09-2019 | 13:17:12

Na manhã desta terça-feira (24), uma reunião do Comitê Integrado de Prevenção (CIP) do Pacto Pelotas pela Paz, realizada na Prefeitura, discutiu os projetos desenvolvidos voltados à infância e adolescência e à reinserção de apenados no mercado de trabalho. A prefeita Paula Mascarenhas, os secretários de Cultura, Giorgio Ronna, e de Educação e Desporto, Artur Corrêa, o assessor especial Samuel Ongaratto e os coordenadores das estratégias participaram do encontro que contou com a presença do Instituto Cidade Segura.

Fotos: Gustavo Vara

A partir de agora, a coleta de dados relacionados à gravidez na adolescência passará a ser feita, além de nas Unidades Básicas de Saúde, também nas escolas, com o objetivo de cruzar as informações e dar maior suporte às jovens, bem como prevenir a gestação precoce. Neste quesito, o município está abaixo da média estadual fixada em 12%.

Uma nova ação também foi apresentada na reunião, encabeçada pela Secretaria de Segurança Pública, o Projeto Nossa Rua, que consiste na ocupação de espaços públicos em áreas de maior violência das periferias, a partir de intervenções urbanas, melhorias estruturais e ampliação do patrulhamento ostensivo durante seis meses. Após, a ideia é que líderes comunitários sejam conscientizados e capacitados para dar segmento às ações nas respectivas regiões.

“Na área de prevenção da violência, os projetos se multiplicam. Nascem das necessidades e demandas da população, e contam com servidores engajados que garantem a perenidade do Pacto. Estamos fazendo história e construindo algo que vai ficar para o futuro”, avaliou a prefeita Paula. 

Entre as ações já consolidadas, o Mão de Obra Prisional (MOP) ganhou destaque na pauta do CIP. Na Secretaria de Serviços Urbanos, os 29 trabalhadores têm papel essencial na limpeza urbana, drenagem e funcionamento dos Ecopontos; e na Assistência Social seis apenados atuam em reformas e manutenções e no Programa de Aquisição de Alimentos, enquanto quatro se desligaram por terem conseguido oportunidades de emprego no setor privado.

A fábrica de artefatos de concreto ArteCon P, localizada dentro do Presídio Regional, conta com cinco funcionários e produziu mais 1,5 mil blocos e canos de concreto desde a inauguração. No Case, os menores internos lançarão neste ano um CD com dez músicas escritas e produzidas por eles, durante as oficinas de MC e DJ. Desde 2017, mais de 50 jovens participaram das aulas.

Tags

pacto pelotas pela paz, mão de obra prisional, prevenção, violência, segurança

Carregando 0%
Carregando 0%