ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Formação sobre o programa Infância Protegida capacita visitadores do PIM

Conte Comigo será aplicado em 200 crianças do Coorte de Nascimentos

16-04-2018 | 17:20:46

       Visitadores do programa Primeira Infância Melhor (PIM), foram capacitados, nesta segunda-feira (16), para trabalhar com a ferramenta Conte Comigo – versão brasileira da metodologia Book Sharing. A atividade utiliza histórias para despertar a curiosidade das crianças e desenvolver suas habilidades cognitivas e valores. O emprego da estratégia integra o programa Infância Protegida, do eixo de Prevenção Social, do Pacto Pelotas pela Paz.

      Durante o primeiro dia de atividades, coordenadas pela consultora do eixo preventivo do Pacto, Tâmara Biolo, os participantes trabalharam com os livros Pequenos Ajudantes e A Surpresa de Handa. A capacitação na Sala do Pleno, na Secretaria de Segurança Pública se estende até quarta-feira (18).

      O objetivo é compreender como ensinar as técnicas do Conte Comigo aos pais, que receberão a visita do PIM em suas casas. Imagens e histórias foram utilizadas, além de vídeos que mostravam como os procedimentos podem ser realizados para que a criança se integre e participe da brincadeira.

“Quando você conecta o livro às experiências da criança, tudo fica mais interessante e significativo”, afirmou Tâmara.
Fotos: Gustavo Mansur

      A metodologia será aplicada a partir de junho deste ano, com 200 crianças que participam da Coorte de Nascimentos, estudo desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A intenção é que este número seja incrementado para 2019.

“Através da técnica, a criança pode se expressar e não ser repreendida por falar o que pensa”, destacou Edmar Araújo, visitador do PIM.

      Integram a capacitação a coordenadora do programa Infância Protegida, Sheila Strelow; a coordenadora do PIM, Maria de Lourdes Botelho; e a gestora do Grupo Técnico do PIM, Tatiana Costa.

Tags

pacto, primeira infância melhor, pim, infância protegida

Carregando 0%
Carregando 0%