Operações Integradas são realizadas para atender denúncias, bem como coibir aglomerações e festas clandestinas

Forças de segurança mantêm fiscalização na pandemia

Operações Integradas são realizadas para atender denúncias, bem como coibir aglomerações e festas clandestinas
Por Autor desconhecido 25-10-2020 | 16:43:27
Tags: pandemia , coronavírus , covid , operações integradas

Neste final de semana, os efetivos das forças de segurança pública reuniram-se novamente para atuar no centro e nos bairros, com o objetivo de conter o avanço da pandemia de coronavírus no município. As Operações Integradas tiveram início na sexta-feira (23), com comboios formados por agentes da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e de Trânsito, e seguiram pelo sábado (24) e domingo (25). Laranjal, Fragata e Centro foram os bairros que mais solicitaram os efetivos.

Fotos: Rodrigo Chagas

Além de atender denúncias da população sobre perturbação do sossego e festas clandestinas, os servidores públicos percorreram ruas e avenidas para dispersar aglomerações. Na sexta-feira e sábado à noite, o foco das ações foram a praia do Laranjal, com barreira na avenida Adolfo Fetter, e a avenida Bento Gonçalves.

Veja mais

+ Operações Integradas são reforçadas para coibir aglomerações e festas clandestinas

Já no domingo, além de um comboio no Laranjal e outro itinerante averiguando denúncias, uma guarnição atuou exclusivamente na avenida Duque de Caxias – local é motivo de muitas reclamações em função do barulho e da quantidade de pessoas que se aglomeram.

Falta de máscara e aglomerações

Segundo o secretário de Segurança Pública, Samuel Ongaratto, a movimentação noturna na cidade, principalmente aos fins de semana, tem sido intensa. Ele também destaca que as infrações mais registradas são direcionadas àquelas pessoas que participam de aglomeração sem utilizar a máscara de proteção, obrigatória em função da lei municipal nº 6819/2020.

“Essa ocorrência é verificada em festas, principalmente. Até 9 de outubro, por exemplo, 824 pessoas foram autuadas por esse motivo. Outras 502 notificadas por participarem de aglomeração e 132 por não fazerem uso da máscara”, aponta o secretário.

Ongaratto lembra que o Decreto 6.330/2020 proíbe o funcionamento de casas noturnas, festas, boates, teatros, cinemas e eventos infantis na cidade.

Conscientização e protocolos

A Prefeitura reitera a necessidade de colaboração dos cidadãos para evitar que a pandemia perdure por mais tempo. Apesar das medidas de flexibilização, decorrentes da estabilização dos casos diários, bem como da redução do número de internações e de óbitos registrados por Covid-19, é preciso manter os protocolos de prevenção previstos nos decretos municipais.

Atitudes simples, como sair de casa somente para atividades essenciais, uso da máscara de proteção e higienização constante das mãos e superfícies, colaboram para evitar a infecção.

Caso a população queira denunciar aglomerações, festas clandestinas e outras atividades ainda não permitidas em razão da pandemia, pode contatar, anonimamente, a Guarda Municipal, através do telefone 153, ou pelo Disk Denúncia, disponibilizado pela Brigada Militar, no número 3227-7171.

Notícias Relacionadas

Trânsito aborda e fiscaliza 383 veículos em junho

Trânsito aborda e fiscaliza 383 veículos em junho

Guarda Municipal intensifica patrulhamento com motos

Guarda Municipal intensifica patrulhamento com motos

Prefeito lança retomada da Patrulha Maria da Penha em Pelotas

Prefeito lança retomada da Patrulha Maria da Penha em Pelotas

Escolas recebem orientações de educação para o trânsito

Escolas recebem orientações de educação para o trânsito