ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Forças de segurança mantêm fiscalização na pandemia

Operações Integradas são realizadas para atender denúncias, bem como coibir aglomerações e festas clandestinas

25-10-2020 | 16:43:27

Neste final de semana, os efetivos das forças de segurança pública reuniram-se novamente para atuar no centro e nos bairros, com o objetivo de conter o avanço da pandemia de coronavírus no município. As Operações Integradas tiveram início na sexta-feira (23), com comboios formados por agentes da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e de Trânsito, e seguiram pelo sábado (24) e domingo (25). Laranjal, Fragata e Centro foram os bairros que mais solicitaram os efetivos.

Fotos: Rodrigo Chagas

Além de atender denúncias da população sobre perturbação do sossego e festas clandestinas, os servidores públicos percorreram ruas e avenidas para dispersar aglomerações. Na sexta-feira e sábado à noite, o foco das ações foram a praia do Laranjal, com barreira na avenida Adolfo Fetter, e a avenida Bento Gonçalves.

Veja mais

+ Operações Integradas são reforçadas para coibir aglomerações e festas clandestinas

Já no domingo, além de um comboio no Laranjal e outro itinerante averiguando denúncias, uma guarnição atuou exclusivamente na avenida Duque de Caxias – local é motivo de muitas reclamações em função do barulho e da quantidade de pessoas que se aglomeram.

Falta de máscara e aglomerações

Segundo o secretário de Segurança Pública, Samuel Ongaratto, a movimentação noturna na cidade, principalmente aos fins de semana, tem sido intensa. Ele também destaca que as infrações mais registradas são direcionadas àquelas pessoas que participam de aglomeração sem utilizar a máscara de proteção, obrigatória em função da lei municipal nº 6819/2020.

“Essa ocorrência é verificada em festas, principalmente. Até 9 de outubro, por exemplo, 824 pessoas foram autuadas por esse motivo. Outras 502 notificadas por participarem de aglomeração e 132 por não fazerem uso da máscara”, aponta o secretário.

Ongaratto lembra que o Decreto 6.330/2020 proíbe o funcionamento de casas noturnas, festas, boates, teatros, cinemas e eventos infantis na cidade.

Conscientização e protocolos

A Prefeitura reitera a necessidade de colaboração dos cidadãos para evitar que a pandemia perdure por mais tempo. Apesar das medidas de flexibilização, decorrentes da estabilização dos casos diários, bem como da redução do número de internações e de óbitos registrados por Covid-19, é preciso manter os protocolos de prevenção previstos nos decretos municipais.

Atitudes simples, como sair de casa somente para atividades essenciais, uso da máscara de proteção e higienização constante das mãos e superfícies, colaboram para evitar a infecção.

Caso a população queira denunciar aglomerações, festas clandestinas e outras atividades ainda não permitidas em razão da pandemia, pode contatar, anonimamente, a Guarda Municipal, através do telefone 153, ou pelo Disk Denúncia, disponibilizado pela Brigada Militar, no número 3227-7171.

Tags

pandemia, coronavírus, covid, operações integradas

Carregando 0%
Carregando 0%