ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Segurança Pública

Forças de segurança atuam para evitar aglomerações em Pelotas

Ações diárias visam orientar a população e os estabelecimentos comerciais para colaborarem com o distanciamento social, medida de contenção ao coronavírus

30-03-2020 | 17:56:34

Diariamente, efetivos da segurança pública de Pelotas saem às ruas para orientar a população e ajudar na conscientização da importância do distanciamento social, a fim de conter a propagação do novo coronavírus na cidade. Neste final de semana, locais conhecidos pela grande concentração de pessoas, como a praia do Laranjal, as avenidas Dom Joaquim, Duque de Caxias e Bento Gonçalves, receberam a atenção prioritária das Operações Integradas, formadas por guardas municipais, agentes de Trânsito, bombeiros, policiais da Brigada Militar e da Polícia Civil e integrantes da Defesa Civil.

“Infelizmente, este domingo pareceu um dia ‘normal’ de final de semana, com a movimentação habitual de pessoas nas ruas, principalmente dos jovens. Seguimos cumprindo nosso papel de atender às denúncias, recomendar o fim de aglomerações e colaborar para que a população se conscientize e ouça o que diz a comunidade científica internacional e a Organização Mundial da Saúde”, assinala o secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira Chiattone.

A mobilização dos órgãos de segurança, que ajuda a reduzir o fluxo evidenciado de pessoas nas ruas, precisa contar, sobretudo, com a colaboração da sociedade, lembra o secretário. De acordo com ele, o número de abordagens aumentou praticamente 100% em relação ao último final de semana – reflexo, para Chiattone, do movimento feito por setores e personalidades do país que incentivam o relaxamento das medidas de contenção à Covid-19. “Esse encorajamento à retomada das atividades normais pode ser altamente prejudicial à prevenção da contaminação em Pelotas”, lamenta. 

Orientação à população e aos estabelecimentos

O foco das ações integradas também esteve voltado aos estabelecimentos com serviços não essenciais, previstos no Decreto 6.252, que devem respeitar a legislação em relação ao fechamento do comércio – outra medida adotada pela Prefeitura, na sexta-feira (20), para diminuir o avanço da doença no município. De acordo com o secretário, por enquanto, os efetivos não se depararam com a resistência das pessoas, quando orientadas a se deslocarem às suas respectivas residências.

Foto: Michel Corvello/arquivo

“Nosso procedimento é conversar e pedir a colaboração. Ainda não precisamos multar ou fechar, definitivamente, um estabelecimento por conta disso”, comenta Chiattone, que reforça o poder fiscalizatório concedido à Guarda Municipal em função do Decreto, ou seja, o órgão também está habilitado a notificar aqueles que reincidirem e desobedecerem às recomendações municipais. 

Aumento nas denúncias

Na última terça (24), a Guarda Municipal já identificava um aumento de 200% no número de denúncias feitas à instituição, pelo 153. Seis dias depois, o número continua sendo procurado frequentemente pela população. Segundo o órgão, em média duas ligações são recebidas por minuto, durante o dia e a noite.

Além de denúncias sobre cidadãos e estabelecimentos que descumprem as determinações, a Guarda também esclarece dúvidas sobre o que pode ou não estar funcionando, isto é, serviços essenciais ou não essenciais, especificados no decreto municipal (veja todos os decretos clicando aqui). 

Bairros e avenidas percorridas

Além da praia do Laranjal – segundo o Decreto 6.252, ficam interditadas as praias da Lagoa dos Patos no âmbito de Pelotas, a maioria dos bairros, praças e avenidas do município também foi percorrida pelos efetivos da segurança no final de semana. Quinze pessoas e seis veículos foram abordados, sendo um deles autuado e recolhido. 

Para denunciar

A comunidade pode ajudar os órgãos de Segurança Pública a manter o isolamento social. As denúncias relacionadas a aglomerações em vias públicas, à realização de eventos com mais de 30 participantes ou até mesmo ao fluxo intenso de pessoas podem ser comunicadas ao 190 da Brigada Militar ou ao 153 da Guarda Municipal. Em caso de estabelecimentos comerciais, a Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana atende a população das 8h às 12h30min, de segunda a sexta-feira, pelo telefone 3227-7974.

Não caia em fake news

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Tags

denúncias, segurança, coronavírus, orientação

Carregando 0%
Carregando 0%