Fifap de 2019 é lançado com Festa Mundial do Folclore
Vice-prefeito prestigia exibições de música e dança no pátio interno do Mercado Central
A tarde deste domingo (29) proporcionou momentos diferentes ao público pelotense. Um verdadeiro show de cultura, com música e dança folclórica brasileira e internacional, ocupou um dos pátios internos do Mercado Central. Na mostra, as tradições folclóricas de cinco países, sem limites de idade entre os artistas. Crianças, jovens, mulheres e homens maduros apresentaram-se para lançar o 4° Festival Internacional de Folclore e Artes Populares (Fifap), que se realizará em outubro de 2019 em Pelotas.
Fotos: Gustavo Vara
Grupos da Áustria, Argentina, Brasil, Chile e Uruguai apresentaram, à tarde, uma mostra do espetáculo programado para a noite, no auditório do IFSul – uma reedição da 12ª Festa Mundial do Folclore, de Caçapava do Sul. As delegações incluíram Pelotas na agenda de visitas no Estado, por iniciativa do diretor do Grupo de Arte Nativa Os Chimangos, daquele município, Luiz Delfino Albarbaz e esposa Giselda.
As apresentações em Pelotas também foram em comemoração aos aniversários do IFSul e dos cursos de Dança e Teatro da UFPel.
Quem não gosta de dança bonita e de música de diferentes ritmos? Pelotas foi contemplada com muita cultura no palco. Sejam bem-vindos!”, disse o vice-prefeito Idemar Barz.
Representando a prefeita Paula Mascarenhas, Barz transmitiu o abraço fraterno da chefe do Executivo e justificou sua ausência. Cumprimentou as delegações internacionais e os organizadores da visita, e destacou a importância do apoio da Prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e de Cultura (Secult), ao Fifap, que é promovido pela Universidade Federal e IFSul.
Anfitrião e grupos
Abambaé Companhia de Danças Brasileiras, de Pelotas, foi anfitrião das delegações visitantes e apresentou danças típicas do Nordeste, incluindo samba de roda, e do Norte. O diretor do grupo, Diego Rodrigues Pereira, salientou a importância do evento como prestígio à arte popular, conhecimento de outras culturas, criação de público para apreciar arte folclórica, integração e intercâmbio.
A professora do curso de Dança da UFPel, Carminha Anita Hoffmann, apresentou os espetáculos das delegações, nominando a origem de cada uma e a que grupo pertencem.
As apresentações iniciaram-se com a delegação da Áustria – grupo Volkstanzgruppe Schuetzen am Gebirge, de Schuetzen am Gebirge. Os músicos utilizaram instrumentos de sopro, percussão e acordeom para animar as danças folclóricas típicas daquele país da Europa Central.
Depois, foi a vez do Ballet Folclórico Martín Güemes, de Córdoba, Argentina, seguido pela apresentação do grupo Anhambaé, da delegação chilena Municipal de Lautaro e, por último, o Ballet Tierra Adentro, de Montevideo, Uruguai. Todos, com vestimentas e indumentárias típicas, conquistaram muitos aplausos.
Além de grande público, prestigiaram o evento o representante da Assembleia Legislativa, deputado Ronaldo Santini (PTB); o secretário de Cultura, Giorgio Ronna; e a chefe de Gabinete do titular da Sdeti, Fernando Estima, Denise da Silva Heres.