ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Transporte e Trânsito

Férias provocam queda de movimento no transporte rural

Professores e estudantes, somados, não chegaram a realizar mil viagens em janeiro

Por Tânia Magalhães 06-02-2020 | 12:00:29

O número de passagens no transporte coletivo rural, referente a janeiro, sofreu queda. As férias escolares e de outros setores são responsáveis pela diminuição. O deslocamento de professores e estudantes foi determinante no registro da redução do movimento.

As duas classes, no primeiro mês do ano, não chegaram a somar mil viagens, enquanto que, nos meses anteriores, como outubro e novembro, a bilhetagem eletrônica registrou bem mais do que 10 mil ingressos e, em dezembro, aproximou-se desta marca.

Usuários habituais não deixam de viajar nos ônibus da colônia – Foto: Janine Tomberg/Arquivo

As viagens com tarifa integral e as que contam com o benefício da gratuidade registraram variação para mais em janeiro. Para o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, esse fato atesta o equilíbrio de movimento do setor.

 “As pessoas que viajam no transporte rural continuam a utilizá-lo habitualmente. A queda do movimento está diretamente vinculada a um público específico, que retornará tão logo restabelecida a rotina de aulas e de outras atividades”, pondera o secretário.

Passagens e quilômetros

Em janeiro, os ônibus da empresa Santa Cruz, que prestam os serviços de transporte de passageiros da colônia, percorreram 67.389 quilômetros de estradas. Das passagens registradas, 37.437 foram de valor integral – R$ 4,00, ou R$ 3,95 para quem utilizou o cartão. A gratuidade computou 9.265 utilizações do benefício. Quanto a professores, foram computadas 452 tarifações, no valor de 50% da integralidade; estudantes, 394, com 60% de desconto.

Tags

balanço, janeiro, transporte rural, movimento, queda, estudantes, professores

Carregando 0%
Carregando 0%