ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Estoques de sangue do Hemocentro estão em nível crítico

Todos os tipos sanguíneos, especialmente O+ e O-, são bem-vindos para atender a população

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 11-12-2020 | 13:04:00

O estoque do Hemocentro Regional de Pelotas (HemoPel) está, mais uma vez, em nível crítico. Segundo a direção do Hemopel, o armazenamento necessário de sangue está cerca de 90% abaixo. A dificuldade é em relação a todos os tipos sanguíneos, especialmente O+ e O-.

O número de doações é muito menor desde o início da pandemia e, consequentemente, a capacidade de atendimento dos três hospitais da cidade – São Francisco de Paula, Pronto Socorro de Pelotas (PSP) e Beneficência Portuguesa -, e de outros 24 municípios da região Sul e da Campanha, abastecidos pelo HemoPel.

Quem pode doar

Pessoas saudáveis, sem sintomas gripais, que não tiveram contato com outras com suspeitas ou confirmação de Covid-19, podem doar. O processo todo, desde a chegada, cadastro, entrevista e doação, dura pouco mais de 30 minutos.

A equipe do Hemocentro está tomando todas as medidas de higiene para que os doadores possam se sentir seguros. Tudo é higienizado a cada atendimento e todos – doadores e equipe – usam máscara durante todo o tempo em que permanecem no local.

As regras gerais para doação são: ter idade entre 16 e 68 anos, com peso superior a 50 quilos. Porém, os adolescentes (16 e 17 anos) precisam da autorização dos responsáveis legais. O candidato a doador deve procurar o HemoPel portando documento de identidade com foto. No dia da doação, necessita estar alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e evitar fumar uma hora antes. Homens podem doar a cada dois meses e, no máximo, quatro vezes por ano. Mulheres a cada três meses, até três doações anuais.

Onde está localizado

O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 4.569, próximo ao Colégio Municipal Pelotense e recebe doações de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. O telefone para outras informações é o (53) 3222-3002.

Grupos e carona

O Hemocentro oferece carona para grupos em dificuldade de chegar ao local. Para quem mora em Pelotas, o transporte está disponível a grupos de seis a 12 pessoas. Para municípios vizinhos, a carona é agendada para até 12 pessoas. 

Grupos, independentemente da carona, podem ser marcados previamente, por telefone, para que a equipe se prepare e o tempo de espera não seja grande.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal WhatsPel.

Tags

hemocentro, hemopel, sangue, doação, solidariedade, estoque 90% abaixo, todos os tipos sanguíneos

Carregando 0%
Carregando 0%