ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Escola Joaquim Duval é um dos três núcleos do projeto Start do Pacto

Curso do Pacto Pelotas pela Paz, que qualifica adolescentes para o mercado de trabalho e primeiro emprego, também ocorre nas escolas Francisco Caruccio e Assis Brasil

12-04-2019 | 15:43:13

Nessa sexta-feira (12), ocorreu o segundo encontro do projeto Start, do Pacto Pelotas pela Paz, na Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Joaquim Duval, na Santa Terezinha. O objetivo é capacitar pessoas de 14 a 24 anos para o mercado de trabalho e primeiro emprego, de forma totalmente gratuita. A iniciativa da Prefeitura está em sua terceira edição.  

Aulas reúnem jovens da Santa Terezinha - Fotos: Michel Corvello

Segundo a instrutora do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), Solange Gonçalves – responsável pelo encontro dessa sexta na escola —, a dedicação e interesse dos jovens mostram que eles desejam realmente se encaixar com mais facilidade no mercado de trabalho. “Eles estão aproveitando muito as orientações. Será muito bom para eles.”

Ao todo, o Ciee ministrará dois dos seis módulos do Start previstos para a Joaquim Duval. Durante as aulas, os participantes receberão instruções sobre empreendedorismo, liderança, comunicação, produção de currículos e preparação para entrevistas. Nessa sexta, 30 jovens participaram do encontro no educandário da Santa Terezinha.  

Além da Joaquim Duval, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Caruccio, no Pestano, e o Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, no Centro, também recebem módulos do projeto, com aulas terça e quarta, respectivamente. 

Depois de formar 55 jovens do Sítio Floresta, Areal e Colônia Z3; e 70 do Getúlio Vargas, Navegantes e Laranjal; a terceira turma do Projeto Start é formada pelos núcleos Santa Terezinha, Pestano e Centro.  

Projeto Start

O Projeto Start é uma das frentes de atuação do Banco de Oportunidades. Surgiu de uma necessidade apresentada pelas instituições parceiras do Pacto Pelotas pela Paz: a capacitação de jovens para que cheguem mais preparados ao primeiro emprego. As aulas têm duração de dois meses e contam com professores do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e secretarias municipais de Assistência Social, de Cultura e de Educação e Desporto. 

Tags

projeto start, educação, pacto pelotas pela paz, mercado de trabalho, primeiro emprego

Carregando 0%
Carregando 0%