ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento, Turismo e Inovação

Escavações simuladas entusiasmam crianças no Dia do Patrimônio

Projeto da UFPel leva ensinamentos da Antropologia para público infantil

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 17-08-2019 | 22:07:14

No porão da Bibliotheca Pública de Pelotas, estudantes do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (Lepaatq), da UFPel, se reúnem para proporcionar a crianças a experiência de serem arqueólogos por um dia. Ou por alguns minutos. Em uma caixa transparente foram enterrados diversos artefatos - alguns originais, outros réplicas. A ideia é levar para museus e escolas um pouco do trabalho de Antropologia e informações sobre a profissão. A atividade integra o Dia do Patrimônio 2019.

Fotos: Michel Corvello

As crianças fizeram a escavação, seguindo a orientação dos estudantes, com pás e espátulas para localizar as peças e, com pincéis, para terminar de retirá-las, sem nenhum dano. As crianças receberam informações de como se estuda a cultura e foram lembrados de que materiais encontrados podem ser determinantes para entender os povos mais antigos. 

Sara Milech, de 9 anos, está no 4º ano do Ensino Fundamental e conta como encontrou as peças. "Fui cavando e achando de pouco em pouco", explica. Depois da Sara, os irmãos Felipe e Rafael Caprara, de 5 e 3 anos, realizaram o mesmo trabalho.

Tags

escavação, simulação, arqueologia

Carregando 0%
Carregando 0%