Município salienta importância de servidores verificarem se há pendência de atualização cadastral junto ao Banrisul, o que também pode ser realizado através da internet

Empréstimo para receber 13º salário pode ser solicitado via aplicativo

Município salienta importância de servidores verificarem se há pendência de atualização cadastral junto ao Banrisul, o que também pode ser realizado através da internet
Por Autor desconhecido 09-12-2019 | 16:18:04
Tags: décimo terceiro, empréstimo, aplicativo

Foi publicada no Diário Oficial dos Municípios do RS, nesta segunda-feira (9), a Lei 6.763, que autoriza o Poder Executivo a indenizar os servidores públicos municipais dos custos relativos à antecipação do 13º salário, via empréstimo – cuja solicitação poderá ser feita a partir desta sexta-feira (13) até a próxima quarta (18). A Prefeitura destaca a possibilidade do processo ser realizado pela internet, através do aplicativo do Banrisul, o que evitará longas filas e que as agências bancárias fiquem superlotadas no período estabelecido.

O Município também recomenda que o servidor verifique, já nesta semana, a existência de alguma pendência que possa o impossibilitar de fazer o empréstimo – neste caso, o pagamento do 13º será realizado pela própria Prefeitura. No entanto, aqueles que estiverem inadimplentes devem retirar manifestação formal no banco, comprovando a situação, e apresentá-la até dia 18 de dezembro à Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), que se encarregará de encaminhar os procedimentos e realizar o pagamento da gratificação até dia 20 de dezembro. 

A Sarh atende na rua General Osório, 918, das 9h30min até as 18h.

Como realizar o empréstimo pelo aplicativo?

A ferramenta está disponível para download gratuito nas plataformas Android e iOS. Para requisitar o empréstimo, o servidor deve seguir o seguinte caminho: 1) Minha Conta; 2) Digitar senha do aplicativo; 3) Opção Empréstimos; 4) Outros Empréstimos; 5) CPB Servidor Municipal RS. Veja abaixo de forma mais detalhada.

O servidor que usar o aplicativo pela primeira vez precisa seguir estes passos: Minha Conta → Solicitar Cartão → Informar dados da conta corrente → Escolher a opção: cartão financeiro (para fazer consultas e movimentações). Depois, buscar o autoatendimento do banco, munido do cartão, e efetuar as opções: Serviços → Senhas → Cartão Virtual → Incluir senha de serviços e número do celular com DDD.

Atenção à atualização cadastral

Os servidores também precisam estar atentos à existência de pendências na atualização cadastral, que precisa estar regularizada para não inviabilizar o empréstimo. A verificação e atualização podem ser feitas pelo aplicativo, através do caminho ‘Meus Dados → Atualização Cadastral’, ou junto à instituição financeira.

Quem tem portabilidade pode realizar o empréstimo?

Sim. O servidor que tiver interesse em requisitá-lo poderá efetuar a operação sem necessidade de cancelar a portabilidade. No entanto, deve comparecer no Banrisul munido de RG, CPF, comprovante de residência atualizado (máximo 30 dias) e contracheques (obtidos no Portal do Servidor) para agilizar a operação. O último item não precisa estar impresso; basta o servidor ter login e senha para acessá-lo no portal. Quem não tiver estas duas informações pode solicitá-las pelo e-mail sarh.rh@pelotas.rs.gov.br, enviando nome completo e CPF. 

O comprovante de residência pode ser de terceiros, no entanto, deve ter uma declaração de próprio punho no documento, com a assinatura do dono da conta.

É possível optar por não realizar o empréstimo?

Sim. O servidor tem esta opção, basta não procurar o banco. Fica assegurado a ele, se assim desejar, receber o pagamento do 13º em dez parcelas sucessivas, devidamente corrigidas, a partir de fevereiro de 2020.

Veja o caminho para solicitar o empréstimo pelo aplicativo

1 - Minha Conta
2 - Empréstimos

3 - Outros Empréstimos
4 - CPB Servidor Municipal RS

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