ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Emissão de alvarás online começa na segunda quinzena de junho

Sistema será interligado ao portal Sala do Empreendedor

23-05-2019 | 17:21:30

Em breve os alvarás para abertura de novas empresas em Pelotas poderão ser feitos inteiramente pela internet, por meio do site da Prefeitura. O sistema, que será interligado ao portal Sala do Empreendedor, foi apresentado à prefeita Paula Mascarenhas e ao vice Idemar Barz, na tarde desta quinta-feira (23), e deve estar em pleno funcionamento na segunda quinzena de junho.

O sistema que integra os serviços de três secretarias – Fazenda (SMF), Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), e Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) – vem sendo trabalhado há seis meses e está em fase de testes por quatro escritórios. O Alvará Online concilia e unifica os fluxos, trazendo mais agilidade; ele será lançado oficialmente no dia 14 de junho, na Fenadoce.

A prefeita classificou a proposta, parte de seu Plano de Governo, como uma resposta para a sociedade, o início de um novo caminho. 

“Facilita muito a vida do empreendedor. É um tapete vermelho ao empreendedorismo, que gera riqueza e renda, e que também paga seus tributos”, avaliou Paula.
Fotos: Gustavo Vara

Além de possibilitar o encaminhamento pelo site de requisições e documentos, o que reduz gastos com impressões, o Alvará Online oferece um acompanhamento do pedido e o cruzamento de dados com a Junta Comercial e a Receita Federal. Isso facilita também o trabalho de fiscalização dos empreendimentos irregulares ou que não estão em dia com o Município.

A plataforma foi criada pela Avmb Soluções em TI, nos mesmos moldes do Asten-Empresa Fácil, sistema usado pelo Executivo para o Nota Legal, IPTU, Sala do Empreendedor, entre outros. A Sdeti irá oferecer uma capacitação aos contadores interessados em utilizar o modelo de Alvará Online.

Os secretários da Fazenda, Jairo Dutra; Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Jacques Reydams; e Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, acompanharam a reunião, bem como o diretor-presidente da Coinpel, Cristian Küster. 

Tags

alvará online, sala do empreendedor, fazenda

Carregando 0%
Carregando 0%