ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Distanciamento Controlado: Pelotas permanece em bandeira vermelha

Região, definida como risco alto para coronavírus, está montando comitê técnico para avaliação local da situação

14-08-2020 | 19:53:14

Pelotas permanece em bandeira vermelha no Distanciamento Controlado do Governo do Estado nesta sexta-feira (14). De acordo com a divulgação preliminar da 15ª semana do modelo, com vigência entre os dias 18 e 24 de agosto, a região Sul segue em risco alto para o novo coronavírus. Com a publicação do decreto de cogestão, que permite maior autonomia aos Municípios e às associações regionais, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) iniciou a construção do comitê técnico, com representantes de todas as cidades, para avaliar a situação da região localmente.

Segundo o governo estadual, a R21, a qual o município pertence, teve melhora nos índices de “variação semanal do número de novas hospitalizações Covid”, “variação no número de internados por síndrome respiratória aguda grave em UTI”, “variação no número de confirmados em UTI”, “projeção de incidência de óbitos relativa á população”, “número de leitos livres para cada leito ocupado Covid” e “variação no número de leitos de UTI livres para atender Covid”. Entretanto, teve piora nos índices de “variação no número de confirmados em leitos clínicos”, “novas hospitalizações Covid por população” e “variação no número de leitos de UTI livres para atender Covid”, o que a faz ficar dentro dos limites que determinam a cor vermelha.

Durante a divulgação preliminar, a prefeita Paula Mascarenhas estava em uma reunião da Azonasul, para revisão das medidas decididas pelo comitê, que serão submetidas ao Estado, com protocolos intermediários às bandeiras laranja e vermelha. “A ideia dos prefeitos é submeter isso ainda hoje para o governo estadual, visto que é necessário aguardar 48h para editar decretos municipais de adesão ao plano regional, com medidas que levam 24h para entrarem em vigor, entretanto, os Municípios poderão editar decretos mais gravosos se acharem necessário”, explicou Paula.

Agora, o Executivo aguarda a decisão, com os demais prefeitos de municípios da região, do comitê técnico formado pela associação. Nesta semana, o assessor jurídico da Prefeitura, Fábio Machado, e a secretária de Saúde, Roberta Paganini, foram os escolhidos para representar o município pelotense no grupo regional.

Tags

bandeira vermelha, distanciamento controlado, risco alto, coronavírus, governo do estado, prefeita paula mascarenhas

Carregando 0%
Carregando 0%