ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Diminuem as adoções no Canil Municipal durante pandemia

Serviço, gerenciado pela Vigilância Ambiental da SMS, continua funcionando. Desafio é lidar com a redução da adesão da população

28-04-2020 | 13:10:02

Com a pandemia desencadeada pelo novo coronavírus, muitos serviços foram afetados, suspensos temporariamente ou passaram a ser ofertados com horário reduzido. Outros, pela importância, mantiveram sua rotina praticamente inalterada, como é o caso do Canil Municipal de Pelotas, gerenciado pela Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (SMS), e vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses. Embora tenha prosseguido, registra redução das adoções de cachorros.

Visitas devem ser agendadas pelo telefone 3271-0006, diz a coordenadora Isabel – Fotos: Rodrigo Chagas.

O horário de visitação do abrigo, localizado no Km 71 da BR-392, é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12hs e das 13h às 16h, e, aos sábados, das 10h às 16h. “O Canil segue atendendo, mas é preciso que as visitas sejam agendadas, e que se observem as medidas de prevenção à Covid-19”, explica a coordenadora da Vigilância Ambiental, Isabel Madrid. 

O telefone para marcar a visitação e obter mais informações é o (53) 3271-0006. Atualmente, são 57 cães disponíveis para adoção no Canil. Quem quiser levar um deles para casa tem de assinar um termo de adoção responsável, se comprometendo a prover cuidados veterinários, de higiene e alimentação. 

Local de passagem

O Canil Municipal é um lar temporário dos cachorros encontrados em via pública, abandonados, ou retirados de seus donos após denúncias de maus-tratos. Por esse motivo, muitos cães, que chegam ao local, estão doentes, com fraturas, ou castigados pela exposição às ruas. Após curados, caso não apareça nenhuma família interessada em adotá-los, os animais são devolvidos à localidade em que ocorreu o resgate. 

Uma grande parte deles não fica apta a retornar às ruas, em razão de estarem muito idosos ou debilitados, com perda de visão ou audição, por exemplo, ou, ainda, em tratamento que exija medicação de uso contínuo. Esses passam longos períodos abrigados e cuidados pela Prefeitura.

“O propósito do Canil Municipal é ser um local de passagem para os cães. Tratamos os animais e encaminhamos à adoção, ou devolvemos às ruas. Mas é claro que acabamos ficando com os mais idosos, os doentes, e são esses que mais necessitam de um lar adotivo”, explica a veterinária responsável, Cristiane Budziareck.

Amor nos tempos de Covid

A cadela Madona, de 10 anos, passou boa parte de 2019 no Canil Municipal, e foi adotada pela Adyr de Marialva no dia 23 de dezembro, ainda antes do início da pandemia. Quatro meses depois, considerada idosa, ela está totalmente adaptada, segundo a adotante. 

“A vantagem de adotar um animal adulto é que são mais tranquilos; têm a personalidade formada. Nesse período de isolamento social, eles são uma companhia para nós dentro de casa”, explica Adyr.
Madona ganhou um lar, no final de 2019, junto à família da servidora pública Adyr – Foto: Divulgação

Servidora pública, Adyr está há cerca de um mês em trabalho remoto, de casa. A mãe dela, idosa e, portanto, integrante do grupo de risco para a Covid-19, também tem permanecido somente na residência. Além de Madona, a cadela Princesa e o cachorro Pipoca fazem companhia à família. Todos os cães foram adotados já adultos, depois de viverem um tempo como errantes, soltos em vias públicas. “A Princesa é 'grude' da minha mãe; está sempre com ela no quarto”, conta.

Doações são bem-vindas

Além de adotar um dos cãezinhos, outra maneira de ajudar o Canil Municipal é por meio das doações. Com a aproximação do inverno e a queda das temperaturas, a equipe se desdobra para confeccionar roupas destinadas aos cachorros. Nessa época do ano, ainda no outono, começam as preparações. Cobertores, itens de vestuário para os animais ou tecidos são bem-vindos a fim de ajudar nessa missão.

Confira as fotos da reportagem no Flickr da Prefeitura.

Não caia em fake news.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

canil municipal, adoções, pandemia, novo coronavírus, covid-19, diminuição das adoções, apelo à comunidade, doações são bem-vindas

Carregando 0%
Carregando 0%