ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Educação e Desporto

Dia do Livro: Emei Paulo Freire incentiva a inserção da leitura na rotina das crianças

Escola do Dunas lança obra na Feira do Livro, dia 8 de novembro, e produz publicação sobre a importância da paz

29-10-2018 | 12:32:53

      Um dos principais contribuintes para a evolução intelectual da sociedade e indispensável fonte de conhecimento e instrução para todas as gerações ao redor do mundo, o livro tem um dia próprio para ser celebrado no Brasil. Nesta segunda-feira, 29 de outubro, a literatura é homenageada em todo o território nacional e exaltada a sua importância à educação de milhares de pessoas. 

      Em Pelotas, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Paulo Freire, no Dunas, é um dos bons exemplos do município que inclui na sua rotina a presença dos livros e aposta na literatura como aliado à boa aprendizagem.  

Fotos: Luiza Meirelles

      Desde a contação de histórias à confecção de publicações, as mais de 150 crianças do educandário são inseridas diariamente no universo da leitura. Uma das produções ganhará mais visibilidade durante a Feira do Livro deste ano, quando o livro ‘Ipirelo e seus amigos’ - obra dos pequenos – será lançado no dia 8 de novembro, às 16h, no evento.  

      O trabalho é resultado de uma visita ao Museu Oceanográfico, em Rio Grande, onde os alunos conheceram as diversas espécies presentes no local, inclusive, o Ipirelo, um leão-marinho que encantou os visitantes e ganhou destaque no nome da obra. Em cada página, um desenho e texto de autoria das crianças, que puderam representar o que observaram durante o passeio. Cerca de 200 exemplares foram distribuídos à comunidade escolar.  

Livro produzido pelas crianças será lançado na Feira do Livro dia 8 de novembro. Fotos: Luiza Meirelles

Falando de paz

      O próximo desafio é mobilizar a escola para a produção de um livro sobre a paz. Diretora da escola, Tatiane Resende explica que a ideia surgiu a partir das ações que o Município tem feito em relação ao Pacto Pelotas pela Paz e pela importância de falar sobre as boas práticas que levam a uma boa convivência e, consequentemente, à paz.

“É uma sementinha que estamos plantando sobre o reflexo das atitudes na vida do próximo. As crianças são mensageiras, que levam esses pensamentos para dentro de suas casas”, diz Tatiane.  

       Sobre a prioridade que a escola dá à literatura, a diretora afirma que os livros são parceiros no processo de aprendizagem, que trabalham a concentração, compreensão, autoestima e atenção, além de incentivar a escrita e leitura. Para falar sobre as boas e más atitudes, a Emei utiliza a coleção de livros “O que cabe no meu mundo”, que apresenta histórias sobre amizade, amor, respeito e, também, sobre preconceito, egoísmo e impaciência.  

      Mostrar para as crianças que a violência não é a única opção é um dos principais objetivos das atividades em sala de aula para a confecção do livro, aponta a professora Daiane Ribeiro. “Eles estão tendo a opção de ver o mundo com outros olhos, descobrir que podem mudar as coisas e a própria vida”, comenta.  

Alunos trabalham em atividades que compõem livro sobre a paz. Fotos: Luiza Meirelles

      Três turmas do pré estão envolvidas na confecção desta produção. Uma delas, aproveitará a época de Halloween para contar a história de uma ‘bruxinha’, que busca fazer amigos e encontrar a paz. A forma lúdica chama a atenção dos pequenos, de 5 a 6 anos, que, atentos, escutam sobre as principais ações que levam a um ambiente pacífico. 

      Quadros de ‘combinados’, em todas as salinhas, também ajudam a lembrar o que se deve ou não fazer para deixar os colegas e professores felizes; o lembrete diário reforça a importância de praticar boas atitudes. Também são envolvidos na produção dos livros os professores Diovana Silva, Eliane Milach, Mariluce de Matos, Fabiana Pires, Elisângela Lima e Luis Fernando Silveira.

Cartaz é lembrete diário para manter ambiente pacífico em sala de aula. Foto: Luiza Meirelles

Para incentivar a leitura

      Em diversas outras escolas municipais foram programadas atividades alusivas ao Dia do Livro. É o caso das Emeis João Guimarães Rosa, Dyrio Gorgot, Antônio Caringi, Ruth Blank e Marília Poliesti, que realizarão piqueniques literários. Integração e cultura também serão promovidas na Emei Jacema Prestes e nas jornadas literárias nas escolas de ensino fundamental Balbino Mascarenhas, Dr. Berchon, Ministro Fernando Osório e Ferreira Vianna. Um sarau literário será realizado, na primeira semana de novembro, na Emei Manuel Bandeira.

Atividade alusiva ao Dia do Livro, na Emei Jacema Prestes. Foto: Divulgação

Dia do Livro

No Brasil, surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Em nível internacional, a data é comemorada em 23 de abril.  

Tags

dia nacional do livro, literatura, incentivo à leitura, emei, dunas

Carregando 0%
Carregando 0%