ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Serviços Urbanos e infraestrutura

Dia do Bota Fora retira 16 cargas de lixo do Navegantes II

Nesta quarta, entulhos – incluindo móveis e galhos – foram recolhidos por equipes da Prefeitura

09-10-2019 | 12:34:41

O Navegantes II foi o primeiro bairro a receber o Dia do Bota Fora. Nesta quarta-feira (9), equipes da Prefeitura percorreram todas as ruas da região e recolheram mais de 16 cargas de lixo, incluindo, principalmente, móveis e galhos.

Dia do Bota Fora no Navegantes II será esta quarta-feira

Ecopontos receberam mais de 2,6 mil pessoas em setembro

Desde 8h, cerca de 50 colaboradores da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) atuaram no Navegantes II, retirando das vias o material descartado. O bairro também recebeu os esforços concentrados da Coordenadoria de Serviços e Ações Comunitárias (Cosac) Porto, com roçado e varrição, além da limpeza promovida pelo Bota Fora.

Projeto deverá efetivar-se todos os meses, em diferentes bairros – Fotos: Igor Sobral 

A iniciativa recebeu a aprovação dos moradores. A comerciante Noeli Santos argumenta que os serviços de limpeza melhoram o aspecto do bairro e são benéficos à saúde.

“As pessoas jogam muita coisa fora e no lugar errado. Quando chove, o lixo entope os canais e alaga tudo. Achei muito legal essa ideia pra ajudar a resolver esse problema”, disse.

O Dia do Bota Fora é uma forma de estimular o descarte correto de lixo e resíduos que não podem ser destinados à coleta seletiva. Ele foi instituído por meio da lei municipal nº 6.193/2019, proposta pelo vereador Reinaldo Elias (PTB), morador do Navegantes que acompanhou sua execução nesta quarta.

A ideia surgiu, conforme o parlamentar, a partir de experiências semelhantes registradas em outros municípios gaúchos, a exemplo de Rio Grande e Porto Alegre. Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura, deverá ocorrer mensalmente, em diferentes regiões da cidade, junto com os mutirões promovidos pela Prefeitura. Um cronograma será divulgado em breve.

Tags

dia do bota fora, limpeza, resíduos, lei, serviços urbanos, descarte, remoção de entulhos, móveis, galhos, restos de obras

Carregando 0%
Carregando 0%