ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Desfile Farroupilha homenageia Paixão Cortes e lota a avenida Bento Gonçalves

Dezessete entidades tradicionalistas participaram das homenagens

20-09-2019 | 18:14:05

O orgulho do povo gaúcho pelo legado dos combatentes farroupilhas de 1835 ditaram o tom do tradicional Desfile de 20 de Setembro, realizado nesta sexta-feira (20), na avenida Bento Gonçalves. A prefeita Paula Mascarenhas, o patrono da Semana Farroupilha deste ano, juiz Marcelo Cabral, e o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) foram algumas das autoridades que estiveram presentes na solenidade alusiva à data. Conforme a Brigada Militar, em torno de 1,5 mil cavalarianos participaram do desfile.

Fotos: Igor Sobral

Além das cerca de 17 entidades tradicionalistas - entre Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) filiados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e Piquetes –, também integraram as homenagens instituições civis e militares como o Colégio Tiradentes, o Corpo de Bombeiros, o 5º Batalhão de Polícia de Choque e a Polícia Rodoviária Federal. 

O hasteamento das bandeiras nacional, estadual, municipal, do MTG e da 26ª Região Tradicionalista, ao som da banda do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Sul (CRPO-Sul), elevou o espírito cívico do público presente. Após o ato, os primeiros cavaleiros ingressaram na avenida até o Altar Tradicionalista, localizado no Parque Dom Antônio Zattera. Na sequência, a prefeita Paula fez uso da palavra para cumprimentar autoridades e prestar sua homenagem à data, a mais importante do calendário gaúcho. 

Foto: Igor Sobral
“Que a gente perpetue essas tradições, essa memória e reverencie a nossa história, reconheça os feitos do passado, mas que eles sejam para nós fonte de inspiração. Nós tivemos muitos heróis no passado, que construíram o Rio Grande do Sul, e nós temos a obrigação de levar tudo isso adiante”, declarou Paula durante a cerimônia.

Os cavaleiros do piquete da 26ª RT, responsáveis por transportar a Chama Crioula do município de Tenente Portela durante o mês de agosto, percorrendo mais de 600 km até Pelotas, deram início aos desfiles. Acompanhando o piquete que carregava as bandeiras dos municípios da região, estava o comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Ernesto de Lima Gil, levando a bandeira da paz.

Após o patrono da Semana Farroupilha acender a pira da pátria com uma centelha do fogo simbólico, o sinal da chefe do Executivo Municipal oficializou o início do desfile.

Fotos: Igor Sobral

Acompanharam os festejos em Pelotas o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB); o presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Tavares (PSD); o vice-prefeito, Idemar Barz; o comandante do CRPO Sul, coronel Eduardo Perachi; e o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Marcio Facin. 

Entidade mais antiga do Estado abre desfiles

Completando 120 anos de fundação neste 20 de setembro, a União Gaúcha foi a primeira entidade tradicionalista a desfilar na avenida Bento Gonçalves contando um pouco de sua história. O CTG é considerado o mais antigo em funcionamento no país, tendo sido fundado em 1899 por gaúchos que sentiam necessidade de resgatar os valores do gauchismo. João Simões Lopes Neto, que empresta seu nome à instituição, foi o 5º patrão a presidir a casa.

Para homenagear a vida e as obras do folclorista Paixão Cortes, tema da Semana Farroupilha 2019, outros 16 CTGs levaram para representações do tradicionalista falecido em 2018 aos 91 anos, em forma de músicas e imagens nos caminhões que percorreram o centro da cidade com prendas e peões devidamente pilchados. Participaram das comemorações as seguintes entidades:

  • CTG Rancho Grande, ligado ao IFSul – Câmpus CAVG;
  • Piquete José Garibaldi;
  • CTG Carreteiros do Sul, ligado ao IFSul – Câmpus Pelotas;
  • CTG Negrinho do Pastoreio;
  • CTG Raízes do Sul;
  • CTG Porteira da Princesa, ligado à Emef Antônio Ronna;
  • CTG Coronel Thomaz Luiz Osório;
  • CTG Sinuelo do Sul, ligado ao Colégio Municipal Pelotense;
  • CTG Os Carreteiros, ligado à Universidade Federal de Pelotas;
  • Piquete Lanceiros da Amizade;
  • CTG Tropeiros do Sul, da cidade de Capão do Leão;
  • CTG Os Farrapos;
  • CTG Rincão dos Xucros;
  • Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Candeeiro Crioulo, ligado à Escola Estadual Osmar da Rocha Grafulha;
  • CTG Unidos da Querência;
  • CTG Antônio Caringi;

Palavras do patrono

O coordenador da 26ª RT, Marcio Corrêa, se pronunciou nos momentos finais da solenidade. Em suas palavras, “agradece o empenho da Prefeitura para que a comunidade também se sinta inserida na Semana Farroupilha”.

Fotos: Igor Sobral

Emocionado com a deferência do Movimento Tradicionalista Gaúcho, ao ser escolhido patrono dos festejos farroupilhas de Pelotas, o juiz Marcelo Cabral falou ao público no encerramento do desfile. Disse ter percorrido a maioria dos CTGs durante a semana e mostrou-se muito satisfeito com o que encontrou.

“Jovens e crianças nos galpões durante as madrugadas, acompanhados de suas famílias, valorizando a nossa cultura. Levo a certeza de que o MTG cultiva os melhores valores do nosso povo. Declaro assim encerrada a Semana Farroupilha!”, finalizou Cabral ao encerrar a cerimônia.

Homenagens a Bento Gonçalves

Fotos: Igor Sobral

Antes dos desfiles, a loja maçônica Fé, Amor e Bondade prestou homenagem ao busto do general farroupilha Bento Gonçalves da Silva. Na estátua, foram depositadas uma coroa de flores e duas rosetas cívicas, representando o respeito pelo legado do revolucionário gaúcho.

Tags

semana farroupilha, desfile, 20 de setembro, altar da pátria, bento gonçalves

Carregando 0%
Carregando 0%