ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Procon

Depósito da folha de dezembro será feito no quinto dia útil de janeiro

Anúncio é feito com a maior brevidade possível para que os servidores possam se organizar financeiramente

Por Ascom 21-12-2018 | 16:03:35

No início da tarde desta sexta-feira (21), a prefeita Paula Mascarenhas, juntamente com a Comissão de Política Salarial, anunciou que não conseguirá cumprir o cronograma de pagamento da folha do funcionalismo municipal no último dia útil do mês, prática que vinha sendo adotada desde outubro de 2013. O total bruto da folha da administração direta, que equivale a R$ 27,3 milhões da receita do Executivo, será depositado no quinto dia útil do mês subsequente. Portanto, o pagamento de dezembro será realizado no dia 8 de janeiro.

A medida é consequência da grave crise financeira nacional que vem se abatendo sobre os municípios com grande repercussão nas despesas, que são crescentes. Gastos fixos, considerados despesas incontigenciáveis, como o déficit previdenciário, a amortização de juros de dívidas, os precatórios judiciais e a iluminação pública, representam 78% de engessamento da receita do Município. Veja quadro abaixo.

A prefeita decidiu informar sobre a impossibilidade do depósito na data habitual com a maior brevidade possível para que os servidores possam se organizar financeiramente. Paula também comunicou a situação à presidente do Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP), Tatiane Lopes Rodrigues. 

“Sabemos o quanto é positivo para o servidor essa antecipação, mas nas condições atuais não será mais possível. Em 2019, os esforços da gestão municipal serão concentrados na austeridade, a fim de reduzir despesas e incrementar a receita, para que o cronograma de pagamento possa voltar à normalidade”, afirmou Paula. 

A Comissão de Política Salarial - formada pelos secretários da Fazenda, Jairo Dutra; da Administração e Recursos Humanos, Abel Dourado; de Governo, Clotilde Victória; pelos assessores do Gabinete da prefeita, Fábio Machado e Sadi Sapper, e pela chefe de Gabinete, Kelli Schaefer - foi criada para analisar as despesas e definir as prioridades. 

Na quinta-feira (20), a Prefeitura depositou o 13º salário dos 8.585 servidores da administração direta, montante que totaliza R$ 26 milhões.

Tags

folha de dezembro, pagamento do funcionalismo

Carregando 0%
Carregando 0%