ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Desenvolvimento Rural

Criação avícola diferenciada motiva nova reunião

Pelotas quer otimizar o desenvolvimento de aves livres de gaiolas na zona rural

Por Tânia Magalhães 17-02-2020 | 13:02:39

Quinta-feira (20), às 15h, na sede do Sebrae, organizadores da formação da rede avícola para postura de ovos com galinhas criadas fora de gaiolas realizam reunião para aprofundar o planejamento em torno do novo sistema. O fortalecimento da cadeia é impulsionado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Emater, Sebrae, Embrapa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel – Curso de Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, e Faculdade de Medicina Veterinária), Sicredi, Fundo Soberano da Noruega e produtores rurais.

Sistema de galinhas criadas soltas garante ovos de qualidade – Fotos: Ascom/Arquivo

Essa será a segunda reunião de debates sobre o tema. Na pauta, demonstração de ações que servirão de base para o fomento e a concretização desta cadeia no Município e região. As áreas envolvidas são: desenvolvimento tecnológico, criação de mercados, mudanças socioculturais e coordenação da rede.

Sistema em Pelotas

A SDR informa que o sistema cresceu no Município. Hoje, Pelotas tem três agroindústrias de entrepostos de ovos - todas sob inspeção municipal e uma com o selo do Sistema Unificado Estadual de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). São elas: Ovos Renascer, de propriedade de Liane Ucker, no Cerrito Alegre, 3º distrito; Ovos Princesas do Sul, de Vinícius Luiz Caprara, no Capão do Almoço, 3º distrito, Cerrito Alegre; e Happy Eggs, de Vanessa Semper, na colônia Santa Eulália, 8º distrito, Rincão da Cruz.  

O sistema de criação de galinhas soltas, conhecido no mundo como “cage free” (livre de gaiolas), além de confirmar a postura de ovos de qualidade, atende à demanda de consumidores preocupados com a origem dos alimentos e com o bem-estar animal. Trata-se de um método equilibrado, comum, principalmente, em países europeus.

A SDR está tratando do projeto de instalação do primeiro abatedouro de aves coloniais em Pelotas, no Cerrito Alegre, com a capacidade de abate de 15 mil aves por dia.

O Sebrae fica à rua Padre Anchieta, 1.916, Centro.

Tags

rede avícola, galinhas soltas, reunião, cadeia produtiva, ovos

Carregando 0%
Carregando 0%