ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Assistência Social

Cras estão abertos para auxiliar a comunidade

Os Centros de Referência de Assistência Social auxiliam as famílias em situação de vulnerabilidade

Por Alessandra Meirelles – MTb/RS 10052 23-04-2020 | 10:55:04

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estão abertos e, embora não estejam fazendo os atendimentos de grupos para evitar aglomerações e a proliferação do novo Coronavírus, seguem prontos para atender as famílias em situação de vulnerabilidade, como no acesso a alimentos. Pessoas que não estavam cadastradas para receber os alimentos, mas que agora necessitam, podem procurar o Cras mais próximo da sua residência, em qualquer momento (confira abaixo lista de contatos).

Por outro lado, alguns serviços não estão sob a responsabilidade do Cras, como os cadastros para o recurso emergencial do Governo Federal, que devem ser solicitados diretamente por meios digitais, no aplicativo ou na página da Caixa criada para a solicitação do auxílio.

Para solicitar o recurso não é necessário estar no Cadastro Único. Quem já possuía teve mais facilidade para solicitar o benefício, no primeiro momento, mas neste estágio, qualquer pessoa pode fazer a solicitação, independente do Cadastro.

Caso haja alguma dúvida, é indicado entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social (SAS) ou com os Cras, inicialmente, por telefone, a fim de evitar o deslocamento, aglomerações e diminuir as chances de contágio pelo novo Coronavírus. Mas, se for necessário o atendimento presencial, solicita-se o uso de máscaras e medidas de prevenção, como evitar o contato em objetos, distanciamento entre as pessoas, de pelo menos dois metros, e higienização das mãos sempre que for possível.  

O secretário da SAS, Márcio Sedrez, explica que a equipe está trabalhando para que nenhuma família fique desamparada. Todas que têm procurado o serviço estão recebendo um kit de alimentos, de acordo com o estoque e a necessidade da família. Muitas doações chegam diariamente, de famílias que podem contribuir, de grupos organizados e de instituições. O kit é composto, pelo menos, por arroz, açúcar, farinha, feijão, óleo e macarrão. As necessidades das famílias são avaliadas pelos técnicos dos Cras, que as conhecem e possuem informações para embasar a decisão.  

Confira onde ajudar e onde pedir ajuda

Quem precisar de alimentos

Pessoas ou famílias que precisarem de alimentos e ainda não possuem cadastro, devem procurar o Cras mais próximo da sua casa. Se possível, devem entrar em contato por telefone antes, para evitar aglomerações

Cras Areal – avenida Domingos de Almeida, 813. Telefone 3274-1030

Cras Fragata – avenida Duque de Caxias, 734; Telefone 3227-6551

Cras Três Vendas – rua 15, 81 – Pestano. Telefone 3281-1292

Cras Centro – rua Benjamin Constant, 1580. Telefone 3228-9115

Cras São Gonçalo – rua Dona Darci Vargas, 212. Telefone 3279-3154

Cras Colônia Z3 – rua Rafael Brusque, 113. Telefone 3227-0465

Para quem puder doar

As doações podem ser entregues na SAS (rua Marechal Deodoro, 404), das 8h às 14h. Ou, após este horário, na Casa de Passagem (rua Três de Maio, 1074). Quem não puder se deslocar até a Secretaria deve telefonar para 3309-3600 que a equipe buscará, quando for possível, dentro da escala de saídas.

Tags

cras, atendimento, famílias, vulnerabilidade

Carregando 0%
Carregando 0%