ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Saúde

Cooperativas de reciclagem são orientadas para prevenir a Covid

Parceria entre Sanep e Vigilância Sanitária facilita circulação de informações e atualização de trabalhadores sobre contágio e doença

Por Tânia Magalhães 27-05-2020 | 12:56:27

Parceria entre o Sanep e a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Visa/SMS) resultou na criação de um grupo de WhatsApp, que é utilizado como canal para esclarecimentos, orientações e promoção da educação sanitária às seis cooperativas de reciclagem do Município. As informações que circulam são relacionadas à Covid-19, com ênfase para as ações de prevenção contra a doença, pois as pessoas que trabalham na área desempenham papel importante para corrigir conversas que não são corretas (fakenews), e podem ajudar a difundir medidas e dados oficiais.

Trabalhadores estão atualizados em relação à infecção e aos cuidados – Fotos: Michel Corvello/Arquivo

O chefe da Visa, Sidnei Louro Jorge Júnior, salienta que, entre as informações repassadas no grupo, constam observações da rotina de trabalho, neste período de pandemia, em unidades de reciclagem de outros municípios, inclusive de grandes centros. “Pesquisamos orientações repassadas a recicladores de outras cidades, como cuidados básicos, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para a atividade, e outros aspectos importantes para prevenção da saúde.”

Grupo aberto

O grupo de Whats criado para as cooperativas também está aberto para questionamentos sobre dúvidas de recicladores. O gestor da Visa comenta que, devido à importância e à natureza das atividades desenvolvidas nas cooperativas, a orientação, os esclarecimentos, as informações e a educação sanitária se tornam aliados à preservação da saúde.

As seis cooperativas de reciclagem de Pelotas, conveniadas ao Sanep, envolvem o trabalho direto de cerca de cem pessoas.

Saiba quais são as unidades

  • Cooperativa Pelotense de Prestação de Serviços e Ação Social (Coopel);
  • Cooperativa de Trabalho de Catadores da Vila Castilhos (COOPCVC);
  • Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais do Fraget (Cootafra);
  • Cooperativa de Trabalho da Vila Governaço (Cooperciclaço);
  • União Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos (Unicoop); e
  • Cooperativa de Trabalho e Reciclagem (Cooreciclo).

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram, Twitter e canal Whatspel.

Tags

whatsapp, grupo, cooperativas, reciclagem, parceria, informações, coronavírus, prevenção à covid-19

Carregando 0%
Carregando 0%