ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

‘Conte Comigo’ encerra com superação de expectativas

Durante quatro meses, a metodologia incentivou o fortalecimento de vínculos através do compartilhamento de livros

23-11-2018 | 10:12:38

Desde julho, 220 famílias têm a oportunidade de fortalecer seus vínculos afetivos através do compartilhamento de livros com o método Conte Comigo – prática que representa uma das conquistas do eixo preventivo do Pacto Pelotas pela Paz e embasa o Estudo Piá – Primeira Infância Acolhida, da UFPel. Nesta semana, os últimos grupos ainda em andamento no Município encerraram suas atividades e o saldo que fica para as mães, crianças, facilitadores e coordenação não poderia ser mais positivo.

“Eu descobri que minha filha é capaz de coisas que eu nem imaginava. Conseguimos passar mais tempo juntas agora e o comportamento dela melhorou muito”. 

O relato de Sônia Borges é referente à experiência que vivenciou ao longo de oito semanas, através das técnicas ensinadas pelo método, com a filha Lais, de 3 anos e meio.

Foto: Michel Corvello

Ela participou do encerramento do seu grupo, formado por seis mães, nesta quinta-feira (22) – penúltima sessão da metodologia em Pelotas. O clima descontraído e divertido mostra como a interação e o compartilhamento de saberes entre elas também foi proveitoso. A ideia é expandir o programa em 2019 e torná-lo política pública no Município, explica a coordenadora Lourdes Botelho.  

“O Conte Comigo superou todas as nossas expectativas. O início não foi fácil, exigiu muito trabalho e comprometimento de todos. Mas com o tempo, o envolvimento das famílias e facilitadores trouxe retornos maravilhosos. Tantos que queremos ampliá-lo no ano que vem”, reforça a coordenadora.
Atividade de encerramento do Conte Comigo, nesta quinta. Fotos: Gustavo Mansur

A mãe de Laís conta que a filha não tinha interesse pelas publicações mas que, agora, a situação mudou. O mesmo ocorreu na casa de Paula Braga. “Ele era muito agitado. Dificilmente conseguíamos fazer ele parar; agora deixa de correr para estar debruçado nos livros”, conta a mãe de Samuel, 3 anos.

Quem acompanha de perto

Marcos Roberto Souza é um dos facilitadores do método, que mediou as sessões ao longo dos meses. Desde julho, foi responsável por quatro grupos – entre eles, o de Sônia e Paula. A evolução evidenciada nas famílias que acompanhou é apontada por ele como um das melhores recompensas. “É incrível ver as mães descobrindo que são capazes de colaborar para o desenvolvimento das crianças através do compartilhamento dos livros”, disse Souza.

O facilitador comenta sua satisfação em ver, ao final de cada grupo, vínculos mais fortes e a comunicação sendo estabelecida de forma mais qualificada. “Quando me convidaram para integrar o projeto, já achei ótimo, mas vivenciar essa experiência foi muito melhor”, finaliza.

Continuidade  

Na última sessão do Conte Comigo, na manhã desta sexta-feira (23), a facilitadora Ana Francine Edom salientou a importância de dar continuidade ao compartilhamento de livros em casa – tanto com os livros recebidos pelo projeto, quanto com novos ou emprestados de bibliotecas. “Isso vai trazer ainda mais benefícios para ele”, aconselhou à mãe de Benjamin, Vanessa Lafuente, que associa uma melhoria no comportamento do menino à metodologia.

Vanessa e o filho Benjamin compartilham livro na última sessão do Conte Comigo, nesta sexta. Fotos: Michel Corvello

O método

O Conte Comigo utiliza obras de imagens para despertar a curiosidade das crianças, desenvolver suas habilidades cognitivas e valores, o que também contribui para o fortalecimento de vínculos familiares. Em ação inédita no Brasil, a prática atingiu 220 crianças de Pelotas – todas nascidas em 2015. Vinte facilitadores foram responsáveis pelo trabalho até novembro.

De forma descontraída e dinâmica, a cada semana um novo livro foi apresentado às mães, juntamente, com técnicas para se trabalhar abordagens diferentes – conexões, comparações e sentimentos, por exemplo. A orientação é repetir a prática de compartilhamento de livros todos os dias, no mínimo, por dez minutos.

Conheça as sete publicações e os temas abordados em cada semana

1. A Surpresa de Handa (construindo e enriquecendo)

2. Pequenos Ajudantes (conexões)

3. A galinha de Handa (números e comparações)

4. Abraço (sentimentos)

5. Harry, o cachorro sujinho (intenções)

6. Harry vai à praia (perspectivas)

7. Tudo está bem quando termina bem (relações).

Tags

conte comigo, pacto pelotas pela paz, compartilhamento de livros

Carregando 0%
Carregando 0%