ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Geral

Conssedi debate propostas para 2018

Conssedi apresenta os temas que serão debatidos ao longo de 2018

Por Salvador Tadeo – MTB 7353 26-04-2018 | 12:52:07

 

      A prefeita Paula Mascarenhas participou, na manhã desta quinta-feira(26, da assembleia do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi). Foi o primeiro encontro de 2018. Os conselheiros reuniram-se no salão da Associação Rural de Pelotas (ARP).

      O Conselho apresentou suas propostas de atuação, neste ano, nos cinco eixos temáticos - Educação, Saúde, Segurança, Infraestrutura e Meio Ambiente, e Gestão Pública e Ambiência.

Foto: Marcel Ávila

A prefeita discorreu sobre os temas que foram apresentados como propostas do Conselho, e ressaltou a importância da participação de todos na busca de soluções. Paula falou sobre as ações que serão desenvolvidas na área da Educação, como o Plano de Carreira do Magistério e a Escola de Turno Integral. 

      Dados e avanços obtidos com o Programa Pacto pela Paz também foram apresentados pela prefeita, que ainda detalhou e defendeu o projeto de Parcerias Público-Privadas (PPPs), que tramita na Câmara de Vereadores. Disse que se trata de uma adequação da legislação local à lei federal, e que vai possibilitar qualificação em áreas como o saneamento.

O presidente do Conssedi, Luiz Fernando Parada, fez um relato sobre as reuniões de plenário que ocorreram em 2017, apresentou os temas que serão debatidos ao longo do ano, e os classificou como desafios do Conselho para 2018.

Propostas do Conssedi

Educação

      Prestar aconselhamento e apresentar propostas que visem alcançar a meta do Ideb estipulada para o Brasil, até 2021, que nota 6,0, tanto nos anos iniciais (que possui média 4,8) como nos finais (que possui média 3,7).

Segurança

      Propor melhorias, avaliações e estratégias ao Programa Pelotas Pacto Pelo Paz, que tratem da prevenção e da repressão à violência e à criminalidade, observando as ações transversais que já vêm sendo elaboradas e executadas pelo Governo Municipal.

Saúde

      Debater a necessidade e os benefícios para Pelotas da construção de um hospital regional, que atenda as necessidades dos municípios da Zona Sul; e analisar a relação entre oferta e demanda na prestação de serviços de saúde, sobretudo acerca das especialidades, com vistas a curto, médio e longo prazos.

Infraestrutura e Meio Ambiente

      Propor aconselhamentos sobre a necessidade da expansão de atendimento de saneamento básico e à elaboração de metas para a despoluição da praia do Laranjal, visando contribuir com outras áreas, como a saúde e o turismo.

Gestão Pública e Ambiência

      Propor aconselhamentos sobre os aspectos do modelo de realização de parcerias público-privadas; sobre a construção de uma “cidade digital” e seus benefícios ao Município; e à qualificação da prestação de serviços com iniciativas de desburocratização da máquina pública.

Tags

Conssedi, Conselho, planejamento 2018

Carregando 0%
Carregando 0%