ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Conselhos Municipais

Conselheiros tutelares e suplentes passam por capacitação

Eleitos no último pleito participam de semana preparatória às suas funções no Conselho Tutelar

27-11-2019 | 16:42:41

Os 30 conselheiros tutelares eleitos no pleito do último mês, e os 30 suplentes, participaram, na tarde desta quarta-feira (27), de um encontro que discutiu as ações do Pacto Pelotas Pela Paz em prol da infância e juventude. A atividade integra a semana de capacitação que se iniciou na segunda (25) e termina nesta quinta-feira (28), no auditório interno do Colégio Municipal Pelotense.

Fotos: Igor Sobral

O destaque ficou para o programa Infância Protegida e o trabalho realizado na organização dos fluxos de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência em Pelotas. Os esforços do Pacto foram voltados para que o Município adotasse as determinações da Lei da Escuta Protegida, a legislação 13.431 de 2017.

Os fluxos referem-se aos serviços de emergência do Pronto Socorro de Pelotas (PSP), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai); às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outras possíveis portas de entrada das vítimas. Estão nesta lista as escolas, o programa Primeira Infância Melhor (PIM) e os serviços de assistência social, como Cras, Creas e abrigos municipais; os Caps e, claro, o Conselho Tutelar. Os procedimentos são equivalentes às formas de violência que são acolhidas.

Desde o começo da semana, conselheiros e suplentes tiveram palestras com as promotorias da Infância e Juventude, do Trabalho e da Educação; secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação e Desporto; Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal. 

A programação termina com a Secretaria de Administração e Recursos Humanos e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (Comdica).

Tags

conselho tutelar, capacitação, pacto pelotas pela paz, comdica

Carregando 0%
Carregando 0%